A PIA

ÊX 30.17-21

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

 

No estudo anterior estivemos falando sobre o Altar dos Holocaustos, que era o lugar onde os sacrifícios eram realizados. Era ali que o pecador, trazendo a vítima para o sacrifício comparecia e mediante a intercessão do sacerdote, a oferenda era feita ao Senhor. Todos nós precisar chegar ao Altar do Holocausto e isso somente pode ocorrer através do Filho de Deus - Jesus, o Messias, que deu a sua vida por nós em sacrifício agradável a Deus. Ele ofereceu a sua vida por nós e espera uma resposta do homem! Hoje queremos falar de mais uma peça do Tabernáculo, a Pia de Bronze, que também apresenta simbolismos importantíssimos para os filhos de Deus da presente era.

 

I. A PIA DE BRONZE

 

1. A Pia de Bronze (tvxn rwyk - kiyowr nechosheth) ficava no Átrio do Tabernáculo entre o Altar e a Tenda da Congregação. Era o local onde os filhos de Arão deveriam lavar as mãos e os pés para adentrarem a Tenda. Embora possa haver uma discussão entre os estudiosos em relação ao material utilizado na Pia, se cobre ou bronze, e isto em razão do termo hebraico tvxn, significar tanto cobre, como bronze, parece ser coerente pensar que o mais correto seria traduzir o termo hebraico "tvxn" por "cobre". Citando Cole: "Para sermos coerentes, deveríamos traduzir ‘cobre’. Era provavelmente bronze (uma liga de cobre e estanho), mas o hebraico não dispunha de um termo especial para este material".(1)

2. Embora a Pia, não tenha suas dimensões claras descritas na Palavra de Deus, podemos dizer que deveria ser um tanque pequeno, se formos levados a raciocinar que somente Arão, juntamente com seus filhos deveriam banhar-se nele. Cole faz uma descrição e ao mesmo tempo uma comparação entre a Pia de Bronze, e os tanques de lavagem cerimonial e ainda o "mar de bronze" do Templo de Salomão:

 

"O tanque (cujas dimensões não são oferecidas) era provavelmente bem pequeno; se considerarmos que apenas Arão e seus filhos o utilizavam, as dimensões de uma grande ‘bacia’ seriam inadequadas. Em contraste, Salomão tinha dez tanques de bronze no templo, além do chamado ‘mar de bronze’, um recipiente de enormes proporções (ver 1 Rs 7). Esta é apenas uma das muitas áreas em que o projeto do Templo diferia da planta do Tabernáculo Em 38:8 há alguns detalhes intrigantes sobre a fonte de obtenção do metal para o tanque, que também sugerem um tamanho pequeno, além da Fundição de um objeto sólido a partir do metal (sem qualquer estrutura de madeira)".(2)

 

3. Um detalhe importante e que não podemos deixar de considerar é o fato de que a Pia deveria ficar, como já vimos, no Átrio, após o Altar dos Sacrifícios. A utilização dela, bem como a lavagem cerimonial deveria ocorrer antes que Arão e seus filhos penetrassem no interior do Templo propriamente dito. Somente depois de se lavarem, é que os sacerdotes poderiam adorar a Deus através do oferecimento do incenso. Outro detalhe importante é que esta lavagem deveria acontecer logo após o oferecimento dos sacrifícios, os quais normalmente estavam envolvidos em muito sangue. Podemos pensar que após estes sacrifícios, os filhos de Arão ficassem sujos fisicamente (já o eram espiritualmente), o que caracterizava a lavagem purificativa na Pia de Bronze, para que eles pudessem se apresentar diante do Senhor na ministração dos serviços sagrados.

4. Os sacerdotes deveriam obedecer à risca este cerimonial de lavagem, sob a pena de morrerem diante do Senhor, v. 20, "quando entrarem na tenda da revelação lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para fazer oferta queimada ao Senhor". Tal fato nos mostra a importância desta purificação. "A frase, duas vezes repetida, ‘para que não morram’ (20,21) mostra que o lavar tinha certa significação cerimonial".(3)

5. Agora estamos prontos para ver os simbolismos em torno da Pia de Bronze.

 

II. SIMBOLISMOS

 

1. Nossa primeira observação sobre simbolismo, vem do fato de Arão e seus filhos serem obrigados a se lavarem quando fossem se apresentar diante do Senhor, sob o risco de morrerem se assim não fizessem. Devemos entender que todo homem precisa passar pela purificação, antes de aproximar-se do Senhor para adorá-LO e servi-Lo. Esta limpeza acontece, quando a Palavra de Deus penetra em nosso íntimo. É no interior do homem que a Palavra de Deus promove a necessária purificação e limpeza, qualificando-o a estar na presença do Senhor. Jesus quer para si um povo limpo através da Palavra, Ef 5.25-26, "...como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra". Observe ainda como este conceito de purificação é claro nas palavras de Jesus aos seus discípulos em João 15.3, "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado". Somente podemos nos tornar limpos através da ação da Palavra de Deus em nós, tirando-nos toda sujeira e imundícia características do pecado!

2. Olhando para o Novo Testamento, podemos notar através de textos específicos, que a água nos é apresentada como símbolo de duas verdades fundamentais: símbolo da Palavra de Deus e símbolo do batismo. Veja a observação de Barrow:

 

"O Novo Testamento fala do "lavar" em dois sentidos:

1 - O Batismo (Atos 22:16), que deve ser ministrado apenas uma vez (quando Bíblico), e, logo após a conversão. (Atos 16:31-33)

2 - O lavar da água pela Palavra (Efésios 5:26; João 13:8-10; 15:18), de acordo com o padrão de Êxodo 29:39 pelo menos duas vezes ao dia (de manhã e de tarde)".(4)

 

3. É através da Palavra de Deus em nós que ocorre a nossa conversão, o nosso retorno para Deus. É quando nascemos de novo, 1 Pe 1.23, "tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece". E é também através do batismo que confirmamos nossa entrada para a Igreja de Cristo (obs. batismo não salva, mas é necessário após a salvação), At 8.36-38, "36 E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou". Certamente estes dois exemplos: a Palavra de Deus e o batismo, expressam o fato de que o homem precisa ser lavado, purificado, tornando-se apto para entrar para o Reino de Deus. Dentro deste prisma comenta de Barrow:

 

"Depois de crer no Senhor Jesus e ter experimentado de que Ele é a Porta através da qual nós entramos no Reino de Deus, nós devemos ir a Ele diariamente de forma simples e sincera. Nós necessitamos ler a Palavra de Deus pela Bíblia para que possamos viver por Ele (Mateus 4:4) e confessar nossos pecados para Deus, pois Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar (I João 1:7-9). Quando Deus perdoa, Ele esquece (Hebreus 8:12). Esta é a experiência combinada da Pia e do Altar de Holocausto".(5)

 

3. Um fato interessante sobre a lavagem cerimonial nos é registrado por João no capítulo 13 de seu Evangelho, quando Jesus praticou a cerimônia do "lava pés", junto aos seus discípulos, para ensinar-lhes uma lição de humildade. Observe que Pedro pede ao Senhor que lave não somente os seus pés, mas também suas mãos e sua cabeça, v. 9. Porém, veja você, a resposta que lhe foi dada pelo Senhor: "... Aquele que se banhou não necessita de lavar senão os pés, pois no mais está todo limpo; e vós estais limpos, mas não todos", v. 10. Certamente a expressão de Jesus "...estais limpos", é uma referência à limpeza que Sua Palavra havia produzido neles. Já a expressão "não todos", se refere com toda clareza e certeza a Judas Iscariotes, que nunca passou pelo novo nascimento. Nos sabermos que foi ele quem traiu ao Senhor, por trinta moedas de prata, Mt 26.14-16. Basta lembrarmos que numa determinada ocasião Judas foi chamado pelo Senhor de "filho da perdição", exatamente porque ele não havia sido limpo, purificado pela Palavra de Deus, Jo 17.12. Observe agora o comentário de Barrow:

 

"É importante ler a Bíblia, por que a Palavra de Deus "lava" nossas "mãos" e "pés", especialmente da sujeira do mundo que nos rodeia. Ela nos dá a visão de Deus da nossa conduta diante do mundo e dos pensamentos das nossas mentes e corações (Gênesis 6:5). Quando Efésios 5:26 fala da lavagem da água, pela Palavra, a palavra no Grego para lavagem é "Pia". Enquanto nós lemos Sua Palavra, o Senhor ilumina nossos corações e fala conosco, principalmente em nossa consciência. De acordo com o que Deus nos mostra, nós precisaremos confessar e pedir o perdão e purificação dEle. Somente assim estaremos qualificados para aproximar ao Santuário.

O efeito da lavagem (Pia) na Palavra é limpar: "Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua palavra" (Salmo 119:9). A leitura resulta em nós na transformação da imagem de Cristo. Nós tornamos a ser separados para Deus. ‘Santo’ ou ‘Santificado’ quer dizer exatamente isto: separados para Deus. Estas pessoas santificados são chamados de "santos" no Novo Testamento. Paulo escreve: "À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados (para ser) santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso" (I Coríntios 1:2)".(6)

 

4. Devemos ainda, considerar o fato de que a não observância correta da purificação pelos sacerdotes, implicava na morte dos transgressores. Isto nos fala do juízo de Deus, sobre aqueles que ousam aproximar-se para servir a Deus sem os devidos cuidados. Tais pessoas certamente serão julgadas por Deus. Um exemplo semelhante de como podemos afrontar a Deus e receber a justa punição, está na observância da Ceia do Senhor. Paulo descreve que muitos crentes coríntios estavam doentes, fracos e alguns que até já haviam falecido, por participarem de maneira indignamente da Mesa do Senhor, 1 Co 11.29-30, "29 Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor. 30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem". Observe o que nos diz Hurtado:

 

"Se descuidarmos do juízo diário a nós mesmos e participar da Ceia do Senhor neste estado, ficamos expostos ao juízo do Senhor. Por esta razão muitos em Corinto estavam debilitados, enfermos, inclusive dormiam, ou seja estavam mortos; podemos ver nesse exemplo um ensino moral, pois se deixarmos de julgar a nós mesmos para tomarmos a Ceia do Senhor (abster-se, talvez seja mais grave), estaremos espiritualmente debilitados, ou enfermos (uma ovelha enferma que se aparta do rebanho), ou inclusive seremos vencidos por um sono espiritual (Efésios 5.14). Se é este o caso, quão importante é despertar-se "levantar-se dos mortos" (VM) para reencontrar a luz e a paz de Cristo".(7) 

 

4. Terminamos assim nossas observações sobre a Pia, instrumento que servia para a purificação e limpeza dos sacerdotes, para que desta maneira eles pudessem ministrar diante do Senhor. Não podemos nos esquecer que precisamos também ser "limpos" através da ação da Palavra de Deus em nós, para podermos servir condignamente diante dEle.

  

BIBLIOGRAFIA:

 

BARROW, Martyn. Artigo "A Pia". http://www.domini.org/tabern. martyn@domini.org. Tradução: Pastor Eduardo Alves Cadete (05/01). Revisão: Joy Ellaina Gardner (02/02). Calvin G. Gardner 03/02.

BÍBLIA ONLINE. Sociedade Bíblica do Brasil. Versão 2.01. 1999.

COLE, Alan, Ph.D. Êxodo, Introdução e Comentário. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova. São Paulo, 1963.

HURTADO, Juan Anca. Artigo "El tabernáculo y sus utensilios (sus significados)". www.monografias.com.

SHEED, Russel. O Novo Comentário da Bíblia. Edições Vida Nova. São Paulo. Vol. I, págs. 143-154.

 

NOTAS:

 

(1) COLE, Alan, Ph.D. Êxodo, Introdução e Comentário. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova. São Paulo, 1963. Pág. 200.

(2) Id. Ibid., pág. 200.

(3) SHEED, Russel. O Novo Comentário da Bíblia. Edições Vida Nova. São Paulo. Vol. I, pág. 148.

(4) BARROW, Martyn. Artigo "A Pia". http://www.domini.org/tabern. martyn@domini.org. Tradução: Pastor Eduardo Alves Cadete (05/01). Revisão: Joy Ellaina Gardner (02/02). Calvin G. Gardner 03/02.

(5) Id. Ibid.

(6) Id. Ibid.

(7) HURTADO, Juan Anca. Artigo "El tabernáculo y sus utensilios (sus significados)". www.monografias.com.