FALANDO DA
CEIA DO SENHOR, TEMOS NA BÍBLIA O SEGUINTE ENTENDIMENTO
Extraído do
CD-ROM Biblioteca Evangélica Aliança
Pr. José
Antônio Corrêa
- Sua importância no passado; Sua importância
no presente; Sua importância no futuro.
Texto base: 1Co 11.23-29
- Passado:
a)
É um memorial da morte de Cristo no Calvário para redimir os homens (os que creem)
do pecado e da condenação, 1Co 11.24-26, “24
e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós;
fazei isto em memória de mim. 25 Por semelhante modo, depois de haver ceado,
tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue;
fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. 26 Porque, todas
as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice anunciais a morte do Senhor,
até que ele venha”. Ver também Lc 22.19, “E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto
é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim”. (O termo
“memória” (grego anamnhsiv - anamnesis), tem a
ver com “lembrança”, “recordação” – Pr. José Antônio Corrêa).
b) É um ato de ação de graças (grego:
eucharistia) pelas bênçãos de Deus provenientes do sacrifício de Jesus Cristo
por nós, 1Co 11.24, “e, tendo dado graças, o
partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória
de mim”. (A palavra “graça” (grego eucaristew - eucharisteo), significa: “ser
grato”, “sentir gratidão”, “agradecer”, “dar graças” – Pr. José Antônio
Corrêa).
- Presente:
a)
É um ato de comunhão (grego: koinonia) com Cristo e com os demais membros do
corpo de Cristo, 1Co 10.16-17, “16 Porventura,
o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão
que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo? 17 Porque nós, embora muitos,
somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão”.
(O grego koinwnia – koinonia, também traduz a ideia
de “fraternidade”, “associação”, “comunidade”, “comunhão”, “participação
conjunta”, “relacionamento” – Pr. José Antônio Corrêa).
b) Jesus como anfitrião se faz presente de
modo especial, Mt 18.20, “Porque, onde
estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Ver
ainda Lc 24.35, “Então, os dois
contaram o que lhes acontecera no caminho e como fora por eles reconhecido no
partir do pão”.
c)
Principalmente é o reconhecimento e proclamação da Nova Aliança (grego: kaine
diatheke). Na Nova Aliança devemos receber o senhorio de Cristo em nossas vidas
e afirmar o compromisso de fazer sua vontade, resistir ao pecado e
identificar-nos com a missão de Cristo, 1Co 11.25, “Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o
cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas
as vezes que o beberdes, em memória de mim”. Ver também Rm 7.4-6,
“4 Assim, meus irmãos, também vós morrestes
relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a
saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para
Deus. 5 Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas
em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a
morte. 6 Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que
estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na
caducidade da letra”. Ver ainda Jo. 15.1-10. Permanecer em Cristo
é obedecer a Sua Palavra.
- Futuro:
a) A Ceia do Senhor é uma alegria do Reino
futuro de Deus e do banquete messiânico futuro, quando todos os que creram e
obedeceram estarão presentes com o Senhor, Mt 8.11 “Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e
tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus”. Ver também
Mc 14.25, “Em verdade vos digo que jamais
beberei do fruto da videira, até àquele dia em que o hei de beber, novo, no
reino de Deus”.
b) Anunciamos a volta de Jesus para buscar
seu povo, 1Co 11.26, “Porque, todas as vezes
que comerdes este pão e beberdes o cálice anunciais a morte do Senhor, até que
ele venha”. Oração do Pai Nosso -
Venha o Teu Reino, Mt 6.10, “venha o teu
reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”. Ver ainda Ap
22.20, “Aquele que dá testemunho destas coisas
diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus”.