FALANDO DA CEIA DO SENHOR, TEMOS NA BÍBLIA O SEGUINTE ENTENDIMENTO

 

Extraído do CD-ROM Biblioteca Evangélica Aliança

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

- Sua importância no passado; Sua importância no presente; Sua importância no futuro.

 

Texto base: 1Co 11.23-29

 

- Passado:

 

a) É um memorial da morte de Cristo no Calvário para redimir os homens (os que creem) do pecado e da condenação, 1Co 11.24-26, “24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. 25 Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. 26 Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice anunciais a morte do Senhor, até que ele venha”. Ver também Lc 22.19, “E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim”. (O termo “memória” (grego anamnhsiv - anamnesis), tem a ver com “lembrança”, “recordação” – Pr. José Antônio Corrêa).

 

b) É um ato de ação de graças (grego: eucharistia) pelas bênçãos de Deus provenientes do sacrifício de Jesus Cristo por nós, 1Co 11.24, “e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim”. (A palavra “graça” (grego eucaristew - eucharisteo), significa: “ser grato”, “sentir gratidão”, “agradecer”, “dar graças” – Pr. José Antônio Corrêa).

 

- Presente:

 

a) É um ato de comunhão (grego: koinonia) com Cristo e com os demais membros do corpo de Cristo, 1Co 10.16-17, “16 Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo? 17 Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão”. (O grego koinwnia – koinonia, também traduz a ideia de “fraternidade”, “associação”, “comunidade”, “comunhão”, “participação conjunta”, “relacionamento” – Pr. José Antônio Corrêa).

 

b) Jesus como anfitrião se faz presente de modo especial, Mt 18.20, “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Ver ainda Lc 24.35, “Então, os dois contaram o que lhes acontecera no caminho e como fora por eles reconhecido no partir do pão”.

 

c) Principalmente é o reconhecimento e proclamação da Nova Aliança (grego: kaine diatheke). Na Nova Aliança devemos receber o senhorio de Cristo em nossas vidas e afirmar o compromisso de fazer sua vontade, resistir ao pecado e identificar-nos com a missão de Cristo, 1Co 11.25, “Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim”. Ver também Rm 7.4-6, “4 Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus. 5 Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte. 6 Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra”. Ver ainda Jo. 15.1-10. Permanecer em Cristo é obedecer a Sua Palavra.

 

- Futuro:

 

a) A Ceia do Senhor é uma alegria do Reino futuro de Deus e do banquete messiânico futuro, quando todos os que creram e obedeceram estarão presentes com o Senhor, Mt 8.11Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus”. Ver também Mc 14.25, “Em verdade vos digo que jamais beberei do fruto da videira, até àquele dia em que o hei de beber, novo, no reino de Deus”.

 

b) Anunciamos a volta de Jesus para buscar seu povo, 1Co 11.26, “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice anunciais a morte do Senhor, até que ele venha”.  Oração do Pai Nosso - Venha o Teu Reino, Mt 6.10, “venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”. Ver ainda Ap 22.20, “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus”.