ENVOLVIMENTO DE BANDAS COM OCULTISMO E SATANISMO
Por João Paulo Andrade
Pr. José
Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO
Desde suas raízes o rock sempre foi associado
de uma forma ou de outra ao ocultismo. Mesmo quando não associado diretamente a
adoração ao demônio o rock tem sido frequentemente acusado de incitar a
rebeldia e despertar sentimentos violentos nos jovens. O objetivo desta página
não é acusar o rock nem de maneira alguma denegrir a imagem das bandas aqui
citadas. Interpreto os casos e temas aqui citados, mesmo que pareçam negativos,
apenas como mais uma das facetas curiosas do rock.
O assunto desta página não é satanismo e não
pense encontrar aqui nada além de meras curiosidades. As fontes de parte do
material aqui contido são livros evangélicos norte-americanos de acusação ao
rock, portanto espere encontrar, no meio do material, muitas bobagens e boatos
que são citados apenas como curiosidade. Na maioria dos casos, quando se afirma
algo como “ao girar um disco do LED ZEPPELIN
ao inverso se ouvem mensagens satânicas” a interpretação correta deve ser
“segundo alguns ao se girar um disco do LED
ZEPPELIN ao inverso se ouvem mensagens satânicas”. Para evitar repetição do
termo “segundo alguns” ou coisas semelhantes os fatos são apenas citados como
verdadeiros, mas em muitos casos não devem ser interpretados como tais.
Não serão muito abordados neste texto bandas
declaramente satânicas ou bandas que abordam constantemente o tema. O assunto
aqui é ocultismo, satanismo, religião, etc., de bandas que não são normalmente
consideradas deste tipo. Também não serão na maioria dos casos abordadas bandas
obscuras.
Mais uma vez informo que o conteúdo desta
página deve ser considerado apenas como curiosidades.
OS MOTIVOS
DA ASSOCIAÇÃO FREQUENTE ENTRE ROCK E SATANISMO
Quais seriam as razões das frequentes
acusações de grupos, principalmente evangélicos, sobre a ligação entre rock e
adoração ao demônio?
a) O rock de uma maneira geral prega a
rebeldia contra os costumes vigentes e ataca o sistema vigente, incluindo a
religião vigente. Esta anti-religião facilmente é confundida com uma religião
anticristã.
b) O rock prega o hedonismo, o que é
contrário à pregação das igrejas cristãs e frequentemente associado a
satanismo. Na realidade o hedonismo, o gozo máximo dos prazeres terrenos
(drogas, sexo) é realmente um dos princípios da maior parte das seitas
satanistas.
c) O rock prega o individualismo, a vontade
própria acima da vontade da maioria. Este é um outro ponto fundamental das seitas
satanistas, sendo inclusive o resumo do pensamento do “satanista” inglês
Aleister Crowley: “Faz o que tu queres, há de ser tudo da lei”. Isso será
melhor abordado adiante.
Devido fundamentalmente a estas três
características o rock foi a início taxado de demoníaco. Com as acusações já
existentes algumas bandas resolveram levar a polêmica adiante, propositalmente
ou não. O maior motivo das acusações de satanismo nas duas últimas décadas se
deve ao fato de muitos rock-stars terem adotado abertamente uma atitude (ou ao
menos uma aparência) demoníaca, (como Kiss, Ozzy Osbourne, Alice Cooper, Wasp,
etc.) enquanto outros abordam com certa frequência o tema do oculto (Rolling
Stones, Iron Maiden, Black Sabbath, AC/DC, etc.). Este interesse em parecer
demoníaco ou abordar temas demoníacos pode ser explicado facilmente por
qualquer uma das seguintes alternativas:
a) Arte.
Uma música que aborda o tema satanismo pode ser considerada apenas uma
expressão artística sobre o tema, assim como um bom livro ou filme de terror.
b) Rebeldia.
A abordagem de temas “proibidos” pode ser apenas mais uma maneira de chocar a
sociedade conservadora. Além do mais o ser humano tem uma tendência a apreciar
o que é proibido pela maioria.
c) Interesse
pelo oculto, o que não implica obrigatoriamente em satanismo. O tema do
oculto pode ser abordado apenas pelo fato de despertar interesse e não por
despertar credos religiosos.
ALGUMAS
BANDAS E ARTISTAS ACUSADOS DE SATANISMO
Robert
Johnson
- Artista de blues da década de 30 que influenciou direta ou indiretamente todo
o cenário do rock. Robert Johnson dizia ter feito um pacto com o demônio em
troca de sua musicalidade e do sucesso, tendo abordado este tema em suas
músicas. O filme Crossroads (A Encruzilhada, com Ralph Machio, o garoto de
Karate Kid) aborda superficialmente a história de Robert Johnson, que morreu
envenenado por um marido traído.
Rolling
Stones
- A primeira banda a abordar o tema satanismo em suas letras com a música
Simpathy For The Devil (Simpatia pelo Demônio) e o disco intitulado Their
Satanics Majesties Request (Serviço de Sua Majestade Satânica). Além disso em
diversos discos colocaram referências a satanismo ou vodoo, como nos álbuns
Goats Head Soup (gravuras do encarte) e no álbum Voodo Lounge.
Beatles - Em seus últimos
discos abordaram religiões orientais com frequência além de terem abusado do
experimentalismo com drogas. John Lennon foi um estudioso do bruxo inglês
Aleister Crowley. Crowley é uma das figuras presentes na capa do álbum Sgt
Peppers.
Black
Sabbath
- A primeira banda a adotar abertamente uma temática e visual satânicos. O nome
BLACK SABBATH é uma referência a
encontros de feiticeiras. Seus álbuns são algumas vezes adornados com cruzes e
demônios. Além disso muitas letras falam de Satan, como NIB e War Pigs.
Ozzy
Osbourne
- Ex-vocalista do Black Sabbath. Embora não tenha abordado profundamente em
suas letras a temática satanista, desenvolveu um visual demoníaco, com
maquiagem pesada e mesmo lentes de contato vermelha. A música Suicide Solution
foi acusada de gerar suicídios de jovens.
Led
Zeppelin
- Com certeza a banda mais acusada de ter temas satanistas escondidos em suas
letras gravados de trás para frente. O certo é que o guitarrista Jimmy Page foi
um profundo estudioso do bruxo inglês Aleister Crowley, chegando a comprar a
mansão deste. A morte do baterista John Bonhan e frequentes acidentes
envolvendo os membros restantes são considerados por muitos provas definitivas
do pacto feito entre a banda e o demônio.
Alice
Cooper
- O codinome do vocalista (e da banda) segundo ele próprio foi sugerido em uma
mesa de ouija (algo semelhante ao “jogo do copo”) por um espírito. O visual com
maquiagem viria a ser copiado exaustivamente.
Eagles - Embora não tenham
absolutamente nenhuma aparência ou temática satânica em sua letras, um
ex-produtor acusou a banda de ligações com a organização conhecida como Igreja
de Satan. Logo mais se descobriu que a música Hotel Califórnia possuía
mensagens satânicas gravadas ao inverso e que tratava na realidade sobre a sede
da Igreja de Satan no estado da Califórnia, que havia sido anteriormente um
hotel.
Doors - O vocalista Jim
Morrison se casou em um ritual pagão com uma bruxa. Além disto Jim Morrison
dizia trazer dentro de si o espírito de um feiticeiro índio, um “shaman”.
Iron
Maiden
- Após terem lançado o disco The Number of The Beast (o número da besta)
passaram a ser frequentemente taxados de satanistas embora raramente abordem o
tema. A mascote Eddie (um simpático morto vivo) das capas dos discos é
frequentemente associada a um demônio.
Kiss - Embora não costume
abordar temas satânicos em suas letras o visual carregado e truques de palco do
baixista Gene Simons (que se veste e se maquia como um vampiro, vomita sangue e
cospe fogo) levou parte da opinião pública a taxar a banda de satanistas. O
nome KISS (beijo) chegou a ser
interpretado como sigla para Kids In Sata's Service (Crianças a Serviço de
Satan) ou Knights In Satan's Service (Cavaleiros a Serviço de Satan). Boatos
ridículos informavam ainda que a banda fazia sacrifícios de animais em seus
shows embora isso nunca tenha sido presenciado.
AC/DC - Com o álbum
Highway To Hell (Auto Estrada para o Inferno) e músicas como Hell's Bells
(Sinos do Inferno) foi prontamente taxada de satanista. A situação piorou quando
um conhecido assassino serial psicopata conhecido como “Night Stalker”
(Rastejador Noturno) afirmou matar influenciado pelas letras da banda.
Mercyful
Fate
- banda Dinamarquesa de grande influência e cuja marca principal é o visual
satânico do vocalista King Diamond (que mais tarde seguiu carreira solo). King
Diamond afirmava dormir em um caixão e ser capaz de falar de trás para frente e
imprensa acreditava. A banda usava (e usa) na decoração de seu palco restos
humanos (ossos) reais, o que não constitui crime na Dinamarca.
CORRENTES
“SATÂNICAS” QUE INFLUENCIARAM O ROCK
Aleister
Crowley
foi um filósofo Inglês do século 19, considerado por muitos um bruxo e
satanista. Seu pensamento e pregação se resumiam basicamente no conteúdo da
obra chamada Livro da Lei e na doutrina conhecida por Thelema (palavra grega
que significa vontade) e que pode ser resumida em “Faz o que quiseres que tudo
deve ser da lei. Todo homem é um indivíduo único e tem direito a viver como
quiser”.
Os princípios hedonistas de Crowley, com a
pregação do aproveitamento dos prazeres terrenos, incluindo sexo e drogas,
foram base para todas as doutrinas satanistas que se seguiram, embora Crowley
não tenha de maneira clara em sua obra se declarado satanista, sendo mais
apenas um anticristão, tendo tomado para si próprio a denominação de “Número
Por ser uma figura controversa Aleister
Crowley despertou muito interesse entre artista de rock. É Aleister Crowley o
sujeito da música Mr Crowley de Ozzy Osbourne.
O disco Seventh Son Of a Seventh Son do IRON MAIDEN possui várias citações a
trechos da obra de Aleister Crowley.
Um dos mais famosos estudiosos da obra de
Crowley foi Jimmy Page, Guitarrista do Led Zeppelin. Além de adquirir
manuscritos e objetos pessoais de Crowley Page chegou a comprar a mansão do
bruxo às margens do Lago Ness onde Crowley teoricamente faria seus rituais.
Aleister Crowley aparece entre os personagens
da capa do disco Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band dos Beatles.
No rock do Brasil a maior personalidade ligada
ao pensamento de Crowley foi Raul Seixas. A música Sociedade Alternativa, entre
outras, são exemplos disto. Ao final de Sociedade Alternativa Raul Seixas grita
para o público: “O Número 666 chama-se Aleister Crowley. A lei de Thelema...
esta é a nossa lei e a alegria do mundo. Faz o que tu queres, há de ser tudo da
lei. Todo homem e toda mulher é uma estrela.” Tratam-se de trechos da obra de
Crowley.
H. P.
LOVECRAFT
Howard Philips Lovecraft foi um escrito de
ficção nascido em 1890 e morto em 1937. É considerado um dos pais da ficção e
do terror modernos na literatura.
Lovecraft costumava fazer parecer em seus
livros que os demônios e rituais citados eram reais, inclusive citando como
fontes de seus conhecimentos a mitologia grega, egípcia, árabe e assíria embora
tudo não passasse de ficção. Costumava citar frequentemente em seus contos
demônios como Cthulhu e Shub-Nigurath além de abordar os rituais de invocação
que haveriam escritos em um livro chamado Necronomicon (Livro dos Mortos).
O livro dos mortos nunca existiu, porém
Lovecraft o tratava de forma tão detalhada em seus livros que chegaram a se
criar seitas de estudo do Necronomicon e várias versões foram forjadas deste
livro. O Necronomicon é o livro tema da série de filmes A Morte do Demônio (Uma
Noite Alucinante) em que um grupo de jovens invoca sem querer forças
incontroláveis. É também baseada na obra de Lovecraft a série Re-Animator entre
muitos outros filmes e livros.
A influência de Lovecraft entre bandas de
rock é apenas literária, mas os demônios e rituais de sua obra costumam ser
confundidas com uma religião de verdade, o que leva muitos a considerarem isto
satanismo.
A música Call of Cthulhu do METALLICA é baseada no livro de mesmo
nome de H. P. Lovecraft. Cthulhu é uma criatura (um demônio) que dormiria no
fundo dos oceanos, se comunicando com os humanos através de sonhos.
Na capa do disco Live After Death do IRON MAIDEN é de H. P. Lovecraft a
citação escrita na lápide da sepultura de Eddie. “That is not dead which can eternal lie, And with strange aeons even
death may die.” A
tradução aproximada seria “Não está morto o que eternamente jaz inanimado, e em
realidades estranhas até a morte pode ser vencida”. Obviamente o trecho, que
seria uma citação do Necronomicon, trata sobre a vida após a morte.
IGREJA DE
SATAN (CHURCH OF SATAN) DE ANTONY LAVEY
Antony LaVey é considerado o pai do Satanismo
moderno sendo o fundador da seita satânica mais espalhada e mais influente em
todo o mundo. Os preceitos de sua seita são bastante semelhantes aos preceitos
de Crowley, pregando o prazer terreno e o abuso de drogas e sexo como meio de
encontrar este prazer. A Church Of Satan tem ainda como característica a
finalidade de ridicularizar e denegrir a imagem de Cristo e da igreja católica,
mostrando o Deus cristão como causador dos males da humanidade e Satan como um
ser misericordioso e compreensivo, uma alternativa ao Deus carrasco cristão.
Uma das bandas mais conhecidas da década de
70, The Eagles, é acusada por grupos evangélicos de ser pratipante do movimento
Church Of Satan. Os boatos surgiram quando a banda foi denunciada como
satanista por um ex-produtor vingativo. O principal hit dos Eagles, Hotel
Califórnia, recentemente relançado, seria uma referência à sede da Igreja de
Satan na Califórnia, cujo prédio anteriormente haveria sido um cinema. Ao ouvir
o disco ao contrário segundo afirmavam os evangélicos, surgiam mensagens
satânicas.
Na música Simpathy For The Devil dos ROLLING STONES o personagem principal é
o demônio, cantando em primeira pessoa. Mick Jagger confirmou que o fundador da
Igreja de Satan, Antony LaVey, foi o inspirador da canção.
CITAÇÕES DE
OCULTISMO DEM LETRAS DE ROCK
Conjuring (Megadeth):
“I am the devil's advocate, a salesman if you will. Come join me in my infernal
depths. I've got your soul! Obey!”. (Sou o advogado do diabo, um vendedor se você
preferir. Venha se juntar a mim nas profundezas do inferno. Sua alma é minha. Obedeça).
The Prince (Metallica): “Angel from below, I wish to sell my soul. Devil, take my
soul. With diamonds you repay. I don't care for heaven so don't you loonk for
me to cry. And I will burn In hell from the day I die.” (Anjo das
profundezas, eu quero vender minha alma. Demônio, leve minha alma, com
diamantes você paga. Eu não me importo com o paraíso então não espere me ver
chorar. E eu vou queimar no inferno a partir do dia em que morrer.)
Burn In Hell (Twisted Sister): “Welcome to the abandoned land. Come on in, child,
take my hand. Here there is no work or, only one bill to pay. There's just five
words to say as you go down, down, down. You're gonna Burn in hell!”. (Bem vindo à
terra do abandono. Venha, criança, segure minha mão. Aqui não há trabalho,
apenas uma conta a pagar. Há apenas cinco palavras a dizer enquanto você cai.
Você vai queimar no inferno.)
Homebound Train (Bon Jovi): “When I was just a boy the devil took my hand. Took me from
my home, he made me a man.” (Quando eu era apenas um garoto o demônio tomou minha
mão, me levou de casa e me fez um homem.)
Possessed (Suicidal
Tendencies): “I'm a prisoner of a demon... It stays with me wherever I go, I
can't break away from its hold. This must be my punishment for selling my
soul!” (Sou prisioneiro de um demônio, ele fica comigo onde quer que eu vá e
não posso fugir de seu domínio. Deve ser minha punição por vender minha alma.)
INCITAÇÕES
AO SUICÍDIO EM LETRAS DE FOCK
O suicídio é considerado por seitas cristãs e
espíritas o maior dos insultos a Deus em virtude de ser a negação da vida.
Desta forma são consideradas também provas do envolvimento do rock com
satanismo a frequente abordagem do tema suicídio.
Fade To Black (Metallica): “I have lost the will to live, simply nothing more to
give. There is nothing more for me, need the end to set me free.” (Eu perdi a razão de
viver, simplesmente não tenho mais nada a dar, não existe nada mais para mim,
preciso do fim para me libertar.).
Uma das músicas mais polêmicas da história do
rock foi Suicide Solution, de Ozzy Osbourne. Após algumas pessoas terem acusado
ser a música a responsável por alguns suicídios de jovens, o Institute for
Bio-Acoustics Research foi contratado por grupos evangélicos para fazer uma
avaliação da música e o relatório final apontou mensagens subliminares que não
seriam audíveis conscientemente mas capazes de influenciar o inconsciente do
ouvinte. A mensagem escondida estaria gravada em rotação alterada e seria “Why
try, why try? Get the gun and try! Try it! Shoot! Shoot! Shoot!”
seguido de uma risada. (Por
quê não tentar? Pegue uma arma e atire! Atire!) Além disso haveria na música frequências
sonoras especiais capazes de aumentar a capacidade de influência das mensagens
subliminares. Acredite se quiser mas antes se lembre que o “estudo” foi
encomendado por um grupo evangélico.
Curiosamente a música Suicide Solution não
trata sobre suicídio como pensa a quase totalidade (inclusive os fãs de Ozzy
Osbourne). A música trata sobre alcoolismo e foi escrita por Ozzy quando o
vocalista do AC/DC, Bon Scott, morreu de coma alcóolico. A palavra “solution”
do título é “solução” no sentido de “mistura” e não no sentido de “resposta”. A
tradução correta seria “mistura suicida” se referindo ao álcool. Isso pode ser
facilmente confirmado ao observar a letra que está traduzida e comentada na
página de Letras Traduzidas.
CRIMES E
SUICÍDIO RELACIONADOS AO ROCK
Atenção: muitos dos fatos a seguir podem ser
apenas resultado de exageros ou meias-verdades, mas foram publicados na
imprensa e de uma forma ou de outra aconteceram.
O satanista Richard Ramirez, conhecido como Night Stalker, que aterrorizou a
Califórnia na década de 80, tendo matado mais de 14 pessoas, se declarou um
grande fã do AC/DC.
Os pais do garoto Steve Boucher, que se suicidou com um tiro na cabeça, tentaram
processar a banda AC/DC dizendo ser
a música Shoot to Thrill (estimular para tiro)
a responsável. O garoto se suicidou sentado sobre um poster do AC/DC.
Em fevereiro de 1986 foi encontrado o corpo
enforcado do garoto Phillip Morton,
enquanto ao fundo o disco The Wall (com as músicas Goodbye Cruel World e
Waiting for the Worms) tocava continuamente.
Em San Antônio, Texas, um garoto de 16 anos matou uma tia a punhaladas e contou à polícia
que no momento do crime estava hipnotizado pela música do Pink Floyd (banda
inglesa), não podendo sequer se lembrar do ocorrido.
Em outubro de 1984 John McCollum, de 19 anos, se matou com um tiro na cabeça enquanto
ouvia Suicide Solution de Ozzy Osbourne. Ele ainda estava com headphones quando
o corpo foi encontrado.
Em dezembro de 1985 dois garotos de 18 anos, Raymond Belknap e James Vance, depois
de ouvir Beyond the Realms of Death (para além do reino da morte - Judas
Priest), foram ao playground de uma igreja próxima e se suicidaram com tiros de
espingarda. Os pais tentaram mover uma ação contra o Judas Priest.
Dennis
Bartts,
16 anos, de Center Point, Texas, informou a um amigo que pretendia encontrar
Satan, foi ao campo de futebol da escola e se enforcou na trave enquanto ouvia
Highway to Hell – (auto estrada para o inferno - AC/DC) em um walkman.
Em 9 de janeiro de 1988 Thomas Sullivan, 14 anos, fã de Ozzy Osbourne, cortou a garganta da
mãe e se suicidou em seguida.
Em 12 de abril de 1985, um garoto fanático por heavy metal de 14 anos matou três pessoas. O
garoto (que tinha tatuado um grande 666 no peito) informou estar dominado por Eddie (mascote do Iron Maiden) quando
cometeu os assassinatos.
Em 1987 foi capturado o assassino serial,
ocultista e canibal Gary Heidnik. Em
sua casa na Philadelfia os vizinhos escutavam heavy metal durante todo o dia.
OS BEATLES
E CHARLES MANSON
Um dos casos mais famosos porém de
assassinatos ligados ao rock foi a ação do maníaco americano Charles Manson e sua fascinação pela
música dos Beatles.
Manson era um fanático religioso que
acreditava ser Jesus Cristo encarnado e possuir uma “família”, seguidores de
suas pregações. Manson acreditava que os BEATLES
eram anjos mandados a Terra por Deus para avisar os homens sobre o terrível
apocalipse que se aproximava, e que eles haviam feito isso através do famoso
White Album, o Álbum Branco. As canções segundo Charles citavam suicídio (Yer
Blues), os próprios sons do Armageddon trazidos pelos “anjos do apocalipse”
(Revolution# 9), sugestões de destruição (a versão de Revolution contida no
álbum chamada de Revolution# 1 era um take mais lento do famoso single da banda
e na frase que fala “But when you talk about destruction... don´t you no that
you can count me out..” eis que imediatamente após a última palavra (out) uma
voz pronuncia de uma forma bem clara “in”), e, principalmente as guerras
raciais figuradas em diversas músicas, “Piggies” seriam os “porcos brancos” e
“Black Bird” possivelmente os Panteras Negras. Nota-se no fade-out de “Piggies”
sons de metralhadoras, a guerra declarada. E relacionada a isso ainda, talvez a
mais grave das alegações de Manson “Helter Skelter”, o caos total, as guerras
racias, a destruição, a revolução final.
Charles em certa época teve uma música supostamente
roubada pelos “Beach Boys”, sua canção “Cease to Exit” teria sido utilizada
pelo grupo californiano sobre o título de “Never Learn Not to Love” para o
álbum 20/20. A fúria de Manson caiu principalmente sobre Terry Melcher (filho
de Doris Day) um produtor musical que havia negado um contrato de gravação de
suas musicas, incluindo a utilizada pelos Beach Boys, estes fazendo grande
sucesso c/ a “versão” de sua canção.
A decisão deste foi completamente irracional.
Invadir com sua “família” a ex-residência do produtor. Na loucura de Manson não
importava se Melcher não morasse mais lá. A nova moradora era a atriz Sharon
Tate na época recém casada com o diretor Roman Polanski. A artista estava com
alguns amigos em sua casa. Manson promoveu uma chacina, em uma atitude
absurdamente covarde.
A ligação com os Beatles? A família Manson
utilizou o sangue de suas vítimas para escrever nas paredes da casa “Helter
Skelter”, “Political Piggy” e “Arrise”. Helter Skelter e seu significado tomado
por Manson, citados antes, seriam o seu propósito, Political Piggy seria a
referência as pessoas mortas ali e Arise, uma citação a um trecho da música
“Black Bird”: “You´re only waiting for this moment to arise”, este trecho é
repetido várias vezes na música.
Um outro fato ligado a banda e o seu Álbum
Branco é que um das assassinos possuía o apelido “Sexy Sadie” outra música do
disco dos fabfour. McCartney, Lennon, Harrison e Starr, principalmente os 3
primeiros declararam a insanidade de Charles Manson (já óbvia) e seu completo
desconhecimento dos objetivos do clã do citado (tb um fato óbvio). (enviado por
Tiago Coutinho)
OUTROS
FATOS RELACIONADOS A OCULTISMO NO ROCK
Na capa de Highway To Hell (AC/DC) além de Angus estar fantasiado de demônio o
vocalista Bom Scott usa um colar com um pentagrama (símbolo do satanismo). O
pentagrama é também o símbolo da banda Slayer.
O símbolo que representa o guitarrista Jimmy Page (algo semelhante a Zoso)
segundo alguns trata-se de um 666 estilizado.
Na revista Smash Hits Jon BON JOVI declarou: “Eu mataria minha mãe pelo rock
and roll... eu venderia minha alma.”
Trey
Azagthoh,
guitarrista do Morbid Angel, se declara um vampiro e nos shows costuma se
morder e beber seu próprio sangue. A mania teve início quando ao se cortar ele
chupou o próprio sangue para evitar que escorresse e o sujasse inteiro.
Terminou gostando.
Em
David
Bowie
em entrevista à Rollign Stone prestou o seguinte depoimento: “O rock sempre foi
a música do demônio. Eu acredito que o rock and roll seja perigoso. Sinto que
estamos brincando com algo mais assustador do que nós mesmos.”
Um fã da banda SLAYER escreveu na Spin Magazine (Maio de 1989): “Eu odeio seu Deus
Jesus Cristo. Satan é meu senhor. Eu sacrifico animais para ele. Meu deus é o
Slayer. São nas letras de sua música que acredito”.
Ao receber o MTV Awards de 1992 o grupo Red Hot Chili Peppers fez o seguinte
agradecimento: “Antes de mais nada queremos agradecer a Satan!”
Angus
Young,
guitarrista da banda AC/DC em
entrevista à Hit parader: “Eu sou apenas um instrumento. Quando subo ao palco
alguma coisa me possui e me faz agir.”
A música The
Temples of Syrinx do álbum 2112 do Rush tem como tema o deus pagão Pã,
constantemente associado ao demônio.
Em 1974, durante o lançamento do primeiro
disco da gravadora Swan Song,
comandada pelos componentes do Led
Zeppelin, foi armada uma festa (em uma caverna) com temática de ocultismo
que incluía mulheres nuas encenando uma missa negra e garotas vestidas de
freiras fazendo strip tease.
A fascinação de Jimmy Page (guitarrista do Led Zeppelin) pelo oculto era tão grande
que ele chegou a possuir a maior loja de livros de ocultismo da Europa, chamada
The Equinox. Sua curiosidade sobre a
obra de Crowley o levou a adquirir, além de milhares de objetos pessoais,
livros e manuscrito, a mansão de Crowley, chamada Boleskine, localizada às
margens do Lago Ness. Segundo contam as lendas Crowley praticava rituais satânicos
na casa. Depois que Jimmy Page comprou a mansão um caseiro se suicidou
inexplicavelmente e um outro ficou louco.
Na edição original em vinil do terceiro álbum
do LED ZEPPELIN constava a inscrição
“Do what thou wilt” (Faze o que quiseres) que é um dos ensinamentos de Crowley.
O nome da banda Cheap Trick segundo eles próprios foi sugerido em uma mesa de ouija
(uma maneira de se comunicar com espíritos semelhante ao “jogo do copo”
conhecido no Brasil). Vincent Furnier se tornou Alice Cooper da mesma maneira.
Jim
Morrison,
líder e vocalista da banda The Doors dizia ter sido possuído por espíritos
quando assistiu a um acidente automobilístico que matou diversos índios.
Segundo ele um ou dois espíritos de shamans (feiticeiros índios) o possuíram
desde então, guiando seu estilo de vida e sua maneira de compor. Em 1970
Morrison se casou com uma feiticeira em um ritual pagão que envolveu invocações
de demônios e beber sangue.
Em
A Condessa Elisabeth Bathory era filha de nobres Húngaros que sacrificava
virgens e tomava banho com sangue para manter sua beleza e juventude
eternamente. Tornou-se parte do folclore europeu. Mereceu citações da banda Venom (Countess Bathory), do CRADLE OF FILTH (The Cruelty And The
Beast) e inspirou o nome da banda Bathory.