O POVO QUE CAMINHA SEM A VISÃO DE
DEUS
ÊX 17.1-7.
José Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO:
1. O texto
que acabamos de ler, retrata uma experiência não muito agradável que o povo de
Israel no deserto teve com o Senhor. Pouco tempo depois deles deixarem o Egito
já começaram a surgir os primeiros problemas:
a)
Murmuram pela falta de água potável, Êx 15.23-27, "23 Então chegaram
a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso
chamou-se o lugar Mara. 24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que
havemos de beber? 25 E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe uma árvore,
que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e
uma ordenança, e ali os provou. 26 E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR
teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus
ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das
enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que
te sara. 27 Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta
palmeiras; e ali se acamparam junto das águas".
b)
Murmuram pela falta de comida, Êx 16.1-3, "1 E PARTINDO de
Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está
entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da
terra do Egito. 2 E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra
Moisés e contra Arão no deserto. 3 E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem
dera tivéssemos morrido por mão do SENHOR na terra do Egito, quando estávamos
sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos
tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta
multidão".
2. No texto
inicial, novamente o povo reclama pela falta de água, se esquecendo rapidamente
da ação de Deus em dias anteriores. Neste trecho da Palavra de Deus podemos
observar: "OS PECADOS DE UM POVO QUE CAMINHA SEM A VISÃO DE DEUS":
I - O POVO QUE CAMINHA SEM A
VISÃO DE DEUS É UM POVO CONTENCIOSO
VS. 2
1. Se formos
consultar um dicionário para definir a palavra "contenda",
teremos: "debate", "altercação", "disputa",
"controvérsia", "guerra", "luta",
"combate", "peleja". Dentro da Palavra de Deus, podemos
encontrar dois tipos de contendas:
a)
Contenda contra os líderes. É quando a contenda é dirigida contra aqueles que estão
em liderança sobre o povo de Deus, ou na casa de Deus. É este tipo de contenda
que aparece no texto que lemos. O povo queria responsabilizar Moisés pela falta
da água no deserto, lançando sobre ele toda a culpa.
b)
Contenda de uns com os outros. Ela ocorre quando há uma disputa por alguma
coisa dentro da casa de Deus. Pode ser uma disputa por liderança, por um
determinado cargo. Aqueles que agem desta maneira esquecem que é Deus quem
coloca os seus servos nos devidos cargos ou funções, como também é ele quem os
remove, Sl 75.7, "7 Mas Deus é o Juiz: a um abate, e a outro
exalta". A contenda é perigosa por alguns motivos:
b.1) É alistada por Paulo
como sendo um pecado dos homens ímpios, que conhecem a Deus, Rm 1.29,
"Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza,
maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano,
malignidade".
b.2) É uma característica
de crentes desviados da sã doutrina, 1 Tm 1.3-6, "3 Como te
roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a
alguns, que não ensinem outra doutrina, 4 Nem se dêem a fábulas ou a
genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de
Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. 5 Ora, o fim do mandamento
é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
6 Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas".
b.3) É também uma
característica de crentes carnais, 1 Co 3.3, "Porque ainda sois carnais;
pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois
porventura carnais, e não andais segundo os homens?"
b.4) Ela traz perversão, 2
Tm 2.14, "Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do
Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são
para perversão dos ouvintes".
3. Diante
destas particularidades e envolvimentos que a contenda pode trazer no meio do
povo de Deus, devemos nos afastar do "espírito de contenda",
que destrói vidas, igrejas irmãos. Uma forma de eliminar a contenda é
"considerar os outros superiores a si mesmo, numa atitude de
humildade", Fp 2.3, "Nada façais por contenda ou por
vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si
mesmo".
II - O POVO QUE CAMINHA SEM A VISÃO
DE DEUS É UM POVO QUE TENTA O SENHOR
VS. 2
1. Tentar a
Deus significa "provocá-lo", "intentá-lo". Isto nos
mostra que existem atos humanos que testam a paciência ou a bondade de Deus. As
grandes dificuldades que nós mesmos causamos podem constituir circunstâncias
nas quais não devemos esperar ajuda de Deus, especialmente se essas
circunstâncias são totalmente contrárias à vontade de Deus.
2. Um dos
exemplos deste tipo de provocação está no episódio da tentação de Jesus, quando
o Diabo o mandou "lançar-se para baixo do topo do pináculo do
templo", Mt 4.6-7, "6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de
Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará
ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em
alguma pedra. 7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o
Senhor teu Deus". Alguns pontos importantes neste texto:
a) Devemos notar que o
Diabo lançou mão de um texto da Escritura, onde faz uma referência aos anjos
como protetores de Jesus quando este estivesse numa situação adversa, Sl
91.11-12, "11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito,
para te guardarem em todos os teus caminhos. 12 Eles te sustentarão nas
suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra". Se Jesus caísse
do pináculo do templo casualmente, certamente os anjos a amparariam. Porém
Jesus estaria tentando Deus, se, se atirasse do pináculo do Templo para ver se
a promessa funcionava de fato.
b) Diante desta
concepção, Jesus entendeu que se tentasse provar para o Diabo que a Palavra de
Deus funciona, estaria tentando o Senhor. Por esta razão Jesus repreende o
Diabo usando uma outra passagem bíblica, Dt 6.16, "Não tentareis o
Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá".
c) Exemplificando o
comportamento de Jesus, podemos tomar o texto de Mc 16.17-18, "17
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios;
falarão novas línguas; 18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma
coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e
os curarão". O texto fala que "se bebermos alguma coisa mortífera,
esta não nos fará qualquer dano". Estaríamos tentando Deus se bebêssemos
veneno, para provar que a Palavra de Deus funciona, e Deus não teria nenhuma
obrigação de nos proteger. Porém se alguém nos oferece alguma bebida mortífera
sem que saibamos, certamente Deus nos protegerá se formos fiéis.
3. É preciso
que nós vivamos uma vida cristã na dependência de Deus, nunca assumindo uma
atitude de rebelião contra situações adversas, que muitas vezes são usadas pelo
Senhor para tratar com o nosso comportamento. Em Tg 1.2-4, "2 Meus
irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; 3 Sabendo
que a prova da vossa fé opera a paciência. 4 Tenha, porém, a paciência a
sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa
alguma". Aqui Tiago afirma que uma situação adversa pode ser permitida
pelo Senhor, para o nosso crescimento na vida espiritual.
II - O POVO QUE CAMINHA SEM A VISÃO
DE DEUS É UM POVO MURMURADOR
VS. 3
1. Definindo
murmuração, podemos dizer que ela é o ato de se: "censurar ou repreender
disfarçadamente e em voz baixa", "dizer em voz baixa, segredar",
"dizer mal, maldizer, conceber mau juízo", "falar (contra alguém
ou algo), criticar", "conversar, difamando ou desacreditando",
"produzir murmúrio ou sussurro, sussurrar", "soltar queixumes,
lastimar-se em voz baixa, resmungar, resmonear, "dizer mal de alguém,
apontar faltas, conceber mau juízo".
2. No texto
que lemos vimos que o povo, em razão da falta de água, murmurou contra Moisés e
consequentemente contra Deus, uma vez que quando murmuramos contra a liderança
colocada por Deus, estamos também murmurando contra ele. Queremos ver alguns
pontos em relação à murmuração:
a) A murmuração contra
o Senhor, pode acender sua ira e trazer juízo aos murmuradores, Nm 11.1-2,
"1 E aconteceu que, queixou-se o povo falando o que era mal aos
ouvidos do Senhor; e ouvindo o Senhor a sua ira se acendeu; e o fogo do Senhor
ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial. 2
Então o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao Senhor, e o fogo se
apagou".
b) A murmuração pode
nos levar a "perecer pelo destruidor", 1 Co 10.10,
"E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo
destruidor". O destruidor é uma figura do próprio Diabo que age contra os
murmuradores pela permissão do Senhor.
c) A murmuração é
contagiante, Nm 14.36, "E os homens que Moisés mandara a espiar a
terra, e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele,
infamando a terra". Talvez seja este o pior mal que a murmuração pode
produzir, ou seja o contágio de outros. Porém tanto os que contagiam como os que
são contagiados, serão punidos pelo Senhor.
CONCLUSÃO:
1. Vimos
nesta noite três tipos de pecados que podem nos colocar numa situação difícil
em nosso relacionamento com os nossos irmãos e em nosso relacionamento com o
Senhor. São eles:
a) A contenda, que
corresponde às lutas, disputas, discórdias, desavenças que destroem a Igreja de
Deus;
b) A tentação a Deus,
que o pode provocar à ira, fazendo com que Deus perca a paciência conosco;
c) A murmuração, que é
um mal que atinge nossos irmãos, atinge Deus, trazendo as devida punições.
2. Para
levarmos uma vida cristã que agrada ao Senhor precisamos nos libertar destes
pecados inconvenientes e que tanto prejuízo traz ao povo de Deus.