SAUL, A SUCESSÃO DE ERROS QUE CONDUZEM UM HOMEM À QUEDA

1 Sm 15

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

1. Não há coisa melhor do que nos projetarmos na vida, ou seja conquistarmos posição melhor, ser reconhecido, etc. Contudo a queda de posição é a coisa pior que pode acontecer com um pessoa.

2. No capítulo 15 de 1 Samuel, encontramos um homem que teve uma projeção rápida e depois uma queda vertiginosa, Saul. Saul foi escolhido por Deus e ungido para ser o primeiro Rei de Israel. De família humilde, simples, ele foi transformado no homem mais importante da nação.

3. Contudo, ao que tudo indica, a posição, o orgulho, lhe subiram à cabeça, provocando-lhe uma queda vertiginosa. Alguns erros dele em seu relacionamento com Deus e com o profeta de Deus, Samuel, provocaram a sua queda. Queremos ver nesta noite: "A SUCESSÃO DE ERROS QUE CONDUZEM UM HOMEM À QUEDA":

 

I - O PRIMEIRO ERRO QUE CONDUZ UM HOMEM À QUEDA, É DEIXAR DE CUMPRIR A PALAVRA DE DEUS

VS. 1-9

1. A ordem de Deus era clara. Alguns aspectos que Saul devia considerar:

a) Deus queria castigar duramente os amalequitas, em razão deles haverem sido empecilho para a marcha do Povo de Deus, quando este saía do Egito em direção a Terra Prometida, Vs. 2. Os amalequitas, foram os primeiros a atacar Israel no deserto, e isto ofendeu grandemente a Deus, Êx 17.8-13, "8 Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim. 9 Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. 10 E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro. 11 E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. 12 Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs. 13 E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada". Deus garantiu que os destruiria totalmente, Êx 17.14, "Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus".

b) Quanto à origem dos amalequitas, a Palavra de Deus nos dá a entender que eram descendentes de Esaú, Gn 36.12, "E Timna era concubina de Elifaz, filho de Esaú, e teve de Elifaz a Amaleque. Estes são os filhos de Ada, mulher de Esaú". Eram beduínos. Amaleque era filho de Elifaz, que era filho de Esaú.

c) Na ordem de Deus para a destruição daquele povo, Saul deveria considerar alguns pontos importantes, Vs. 3, "Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos".:

c.1) Deveriam destruir tudo o que tivessem;

c.2) Deveriam destruir homens, mulheres e crianças;

c.3. Deveriam destruir até mesmo os animais.

2. Porém, Saul não cumpriu a determinação de Deus, Vs. 8-9, "8 E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. 9 E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente".

3. Não há coisa pior para o crente do que deixar de obedecer a Palavra de Deus. Vejam a advertência de Samuel a Saul, Vs. 19-23, "19 Por que, pois, não deste ouvidos à voz do SENHOR, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do SENHOR? 20 Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do SENHOR, e caminhei no caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente; 21 Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao SENHOR teu Deus em Gilgal. 22 Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. 23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei":

a) A desobediência nos leva a tropeçar na Palavra, 1 Pe 2.8, "E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados".

b) A desobediência atrai sobre nós a ira de Deus, Ef 5.6, "Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência".

c) A desobediência é uma característica do ímpio e não do filho de Deus, Tt 1.16, "Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra".

4. Devemos aprender o obedecer!

 

II - O SEGUNDO ERRO QUE CONDUZ UM HOMEM À QUEDA, É LANÇAR SOBRE OS OUTROS A SUA RESPONSABILIDADE

VS. 15.14-21

1. Samuel foi avisado pelo Senhor da desobediência de Saul, Vs. 10-11, "10 Então veio a palavra do SENHOR a Samuel, dizendo: 11 Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao SENHOR".

2. No outro dia, bem cedo, Samuel foi ao encontro de Saul, e este tentou esconder a verdade, Vs. 12-13, "12 E madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã: e anunciou-se a Samuel, dizendo: Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si uma coluna. Então voltando, passou e desceu a Gilgal. 13 Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: Bendito sejas tu do SENHOR; cumpri a palavra do SENHOR". Samuel lança sobre Saul a sua responsabilidade, Vs. 14-19, "14 Então disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço? 15 E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao SENHOR teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente. 16 Então disse Samuel a Saul: Espera, e te declararei o que o SENHOR me disse esta noite. E ele disse-lhe: Fala. 17 E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? E o SENHOR te ungiu rei sobre Israel. 18 E enviou-te o SENHOR a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles. 19 Por que, pois, não deste ouvidos à voz do SENHOR, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do SENHOR?

3. Saul responsabilizou o povo tentando escusar-se, Vs. 14-15, ""14 Então disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço? 15 E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao SENHOR teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente". Vejam as desculpas:

a) "O povo poupou o melhor da ovelhas, dos bois...". Por ser o líder, a palavra final, deveria ser de Saul. Se a ordem fosse clara, certamente o povo obedeceria.

b) Outro ponto: Saul foi um líder frouxo, fraco, deixando-se levar pelos seus subordinados, Vs. 24, "Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do SENHOR e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz". Deus não tolera a frouxidão em seus líderes. A frouxidão é um tipo de covardia e os covardes não têm parte no Reino de Deus, Ap 21.8, "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte".

4. Saul ainda tentou desculpar-se mais adiante, Vs. 20-21, "20 Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do SENHOR, e caminhei no caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente; 21 Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao SENHOR teu Deus em Gilgal".

a) Queria ainda admitir que havia cumprido a ordem divina, "...Dei ouvidos à voz do Senhor...", Vs. 20.

b) Mas, "...O povo tomou do despojo, ovelhas, bois, o melhor do designado à destruição para oferecer ao Senhor...", Vs. 21.

5. Esta característica do homem em lançar sobre os outros a sua culpa e responsabilidade, é bem antiga:

a) Adão e Eva, Gn 3.12-13, "12 Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. 13 E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi".

b) Arão e o bezerro de ouro, Êx 32.22-25, "22 Então respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que este povo é inclinado ao mal; 23 E eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque não sabemos o que sucedeu a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito. 24 Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro".

6. Devemos assumir nossas próprias culpas e erros.

 

III - O TERCEIRO ERRO QUE CONDUZ UM HOMEM À QUEDA, É A FALTA DE SINCERIDADE QUE NOS LEVA AO VERDADEIRO ARREPENDIMENTO VS. 24-31

1. Não adianta admitir que erramos, Vs. 24, "Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do SENHOR e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz". nem pedir perdão, Vs. 25, "Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao SENHOR", quando tal reflexão, não for do íntimo, do profundo do coração.

2. Também, não adianta se predispor a adorar ao Senhor, quando nosso coração não é reto diante dele, Vs. 25, "Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao SENHOR". Deus abomina o formalismo religioso, desprovido de um puro sentimento de adoração:

- Is 29.13, "Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído".

- Mt 15.7-8, "7 Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: 8 Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim".

3. Teria, Saul, que ouvir palavras duras, Vs. 26, "Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do SENHOR, já te rejeitou o SENHOR, para que não sejas rei sobre Israel".

4. Em seu desespero, Saul tenta agarrar-se em todos os meios de salvação possíveis, Vs. 27-31, "27 E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou. 28 Então Samuel lhe disse: O SENHOR tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu. 29 E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa. 30 Disse ele então: Pequei; honra-me, porém, agora diante dos anciãos do meu povo, e diante de Israel; e volta comigo, para que adore ao SENHOR teu Deus. 31 Então, voltando Samuel, seguiu a Saul; e Saul adorou ao SENHOR". Nada iria mudar a determinação divina, a não ser se houvesse um verdadeiro quebrantamento em seu coração, Sl 51.17, "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus".

5. Um outro exemplo deste tipo de comportamento, é o de Esaú, Hb 12.16-17, "16 E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. 17 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou".

6. Não há pecados que Deus não perdoa. Contudo, para obtermos o perdão de Deus, precisamos ser sinceros em nossos corações.

 

CONCLUSÃO:

1. Subir é melhor do que descer. No exemplo de Saul, notamos que tão rápida quanto sua subida, foi a sua descida e sua queda.

2. Ele menosprezou a Palavra do Senhor e não poderia acontecer diferente. Se quisermos manter a nossa posição e galgar novos degraus, devemos estar atentos à Palavra de Deus, Js 1.7-8, "7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido".

3. Não crente: É através da obediência à Palavra de Deus, que você pode ter a verdadeira vida, Jo 10.10, "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância". Em 1 Pe 1.22, encontramos as seguintes palavras: "Tendo purificado vossas almas na obediência à verdade..."