ENOQUE
Extraído do livro "Personalidade em
Gênesis", NAISMITH, JAMES , Edições Cristãs, Ourinhos, São Paulo adaptado
com notas, acréscimos e supressões pelo Pr. José Antônio Corrêa.
Pr. José Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO:
1. O
capítulo 5 de Gênesis marca o início da terceira seção do livro, a genealogia
de Adão, aliás, a história do desenvolvimento da descendência de Adão através
da linha de seu filho Sete, a semente apontada por Deus em lugar de Abel, que
Caim matou conforme temos registrado em Gn 4.25, "Tornou Adão a
coabitar com sua mulher; e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete;
porque, disse ela, Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel, que
Caim matou".
2. Depois de
registrar a morte de Abel, Gn 4 conta a história sucessiva de Caim e
seus descendentes até Lameque, em quem o pecado e a impiedade chegaram a um
cúmulo terrível, Vs. 23-24, "23 E disse Lameque às suas esposas:
Ada e Zilá, ouvi-me; vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos:
Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou. 24 Sete vezes
se tomará vingança de Caim, de Lameque, porém, setenta vezes sete.
3. Em Gn
4.25-26, temos a menção de Sete e a narrativa subsequente de Gênesis acerca
de sua linhagem em vez daquela de Caim, "25 Tornou Adão a coabitar com sua
mulher; e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela,
Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou.
4. Gênesis
5 dá uma lista de dez gerações na linha de Sete e nos apresenta um homem de
fé cuja vida estudaremos a seguir - Enoque. A lista é caracterizada pela
repetição da frase - encontrada oito vezes no capítulo - "e morreu".
A única interrupção é o caso de Enoque, que compartilhou com Elias na
distinção, entre todos os milhões inumeráveis na história humana, de ser levado
por Deus sem morrer.
5. As
únicas referências a Enoque na Bíblia são:
a) Gn.
5.20-24, "20 Todos os dias de Jarede foram novecentos e sessenta e
dois anos; e morreu. 21 Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém.
22 Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos
anos; e teve filhos e filhas. 23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e
sessenta e cinco anos. 24 Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o
tomou para si".
b) Hb
11.5-6, "5 Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não
foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve
testemunho de haver agradado a Deus. 6 De fato, sem fé é impossível agradar a
Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele
existe e que se torna galardoador dos que o buscam".
c) Jd
14-15, "14 Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo
depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, 15
para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca
de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as
palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele".
d) A
inclusão incidental na genealogia do Senhor Jesus em Lc 3.37,
"Lameque, filho de Metusalém, Metusalém, filho de Enoque, Enoque, filho de
Jarede, este, filho de Maalalel, filho de Cainã".
6. Mesmo
assim, embora saibamos tão pouco acerca dele, o suficiente é revelado para
apresentá-lo a nós como exemplo de fé e de piedade. Notaremos algumas coisas
ditas acerca dele:
I. ELE ANDOU COM DEUS
1. Gn
5.22-24, "22 Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém,
viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. 23 Todos os dias de Enoque foram
trezentos e sessenta e cinco anos. 24 Andou Enoque com Deus e já não era,
porque Deus o tomou para si".
2. O verbo
"andar", vem do vocábulo hebraico "Klh" – (halak),
que além de outros sentidos tem o sentido de "caminhar
aproximadamente", "caminhar junto de", "conduzir".
Este sentido nos traz a ideia de proximidade, comunhão. Enoque desfrutava de
uma comunhão íntima com o Senhor. Caminhava junto dele. Note que o fato de
Enoque "ter andado com Deus" é relatado duas vezes nesta declaração
breve de Gênesis.
3. Ele
compartilhou esta distinção com Noé, a única outra pessoa de quem é
expressamente dito que "andou com Deus", Gn 6.9, "Eis a
história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos;
Noé andava com Deus". Naturalmente, outros também andaram com Deus, porém
somente nestes dois casos o fato é registrado. É a única atividade de sua vida
que Gênesis registra - salvo que gerou filhos e filhas. Há muitas coisas que os
grandes homens de Deus efetuaram que ficam além da aptidão de muitos de nós,
mas isto é algo perfeitamente possível para todos nós. Notemos:
I1. AS CIRCUNSTÂNCIAS DO SEU ANDAR
1) Jd 15,
indica as características do tempo em que viveu - um tempo impiedoso,
"para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios,
acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as
palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele". A palavra
"ímpio" que ocorre duas vezes aqui em Judas, vem do termo grego
"asebhv" – (asebes) e é usada para descrever uma pessoa
"descrente", "perversa", "destituída do temor de
Deus". Esta era a situação dos homens do seu tempo. Viviam em extrema
perversidade agredindo o servo de Deus com "palavras insolentes".
Isto equivale a dizer que proferiam contra Enoque palavras ofensivas,
provocativas, não tratando o servo de Deus com o devido respeito e
consideração.
- De fato,
aquele tempo foi tão impiedoso que, depois da morte de seu filho, Metusalém,
Deus trouxe um dilúvio de julgamento sobre a terra.
2) Gn
5.22, indica um outro aspecto das circunstâncias em que vivia - foi um
homem de família, com responsabilidades domésticas: "Andou Enoque com
Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e
filhas". O andar com Deus é consistente com as responsabilidades
terrestres. Isto nos mostra que Enoque, embora desfrutasse de uma grande
intimidade com Deus, não desprezou suas tarefas terrenas, principalmente quando
ao cuidado de sua família.
3) O Começo do Seu Andar. Depois que seu
filho Metusalém nasceu, Gn 5.22, "Andou Enoque com Deus; e, depois
que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas". O
dom de Deus daquela vida nova conduziu-o ao início do seu andar com Deus.
Reconheceu que o filho dado por Deus, era uma bênção, "herança do
Senhor".
I2. AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA
ANDAR COM DEUS
1) Fé,
como enfatizada em Hb 11.5, "Pela fé, Enoque foi trasladado para não
ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua
trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus". A fé foi a
característica básica da vida de Enoque. Como é que podemos andar com um companheiro
invisível, a não ser por fé? A palavra "fé" é "pistiv"
– (pistis) no grego e nos dá a ideia de "convicção",
"fidelidade", "confiança". Enoque possuía uma tremenda
confiança em Deus e em sua Palavra. Embora ainda não houvesse a palavra
escrita, entendemos que Deus falava diariamente com seu servo. Precisamos nos
espelhar nos exemplos dos heróis da fé.
2) Harmonia,
Am 3.3, "Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?"
Para que haja uma verdadeira harmonia entre duas pessoas, e mais especificamente
aqui entre a Pessoa de Deus e a pessoa do homem, é necessário que o homem
esteja de acordo com os princípios ordenados por Deus em sua Santa Palavra.
Qualquer questionamento em relação aos princípios da Palavra de Deus, leva o
homem a desvincular-se da comunhão com Ele.
3) Humildade,
Mq 6.8, "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR
pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes
humildemente com o teu Deus". A palavra "humildade", vem do
hebraico "enu" – (tsana) e traz o significado de
"modesto", "simples", "humilde". Deus não mantém
relacionamento com aquele que é soberbo, o "topete alto", o
"orgulhoso", mas tem prazer em conviver com o humilde, Sl 139.6,
"O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os
conhece de longe".
4) Luz, 1
Jo1.6, 7, "6 Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas
trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 7 Se, porém, andarmos na luz, como
ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu
Filho, nos purifica de todo pecado".
- Andar
em comunhão com Deus significa "andar na luz", aliás, significa
andar de acordo com o caráter de Deus, que é luz, v. 5, "Ora, a
mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é
luz, e não há nele treva nenhuma".
- Significa
andar em obediência à Palavra de Deus, que também é luz, Sl 119.105,
"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus
caminhos", e em pureza e amor.
4) Separação
do mal e de malfeitores, 2Co 6.14-17, "14 Não vos ponhais em jugo
desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça
e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? 15 Que harmonia, entre
Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? 16 Que ligação há
entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus
vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu
Deus, e eles serão o meu povo. 17 Por isso, retirai-vos do meio deles,
separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos
receberei".
5) Enoque
andou com Deus, separado do mundo impiedoso a quem testificou.
I3. AS CONSEQUÊNCIAS DO SEU ANDAR
COM DEUS
1) Ele
agradou a Deus, Hb 11.5, "Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver
a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua
trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus". A Versão dos
Setenta (Septuaginta) traduz a frase "Enoque andou com Deus" por
"Enoque foi mui agradável a Deus". A palavra "agradar", vem
do grego "euarestew" – euarestos e tem o significado de
"ser aceitável", "alcançar favor". Enoque alcançou o favor
de Deus.
2) Ele
aprendeu a vontade de Deus, e assim soube profetizar, Jd 14-15, "14
Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão,
dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, 15 para exercer
juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as
obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes
que ímpios pecadores proferiram contra ele". Um profeta de Deus somente
tem condições para exercer o ministério profético se conseguir captar a vontade
de Deus, caso contrário será um profeta que exporá apenas sua próprias palavra
e as visões do coração, Jr 23:16, "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não
deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de
vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do
SENHOR".
3) Ele foi
tomado por Deus, para a presença daquele com quem andou por tanto tempo na
terra.
I4. A CULMINAÇÃO DO SEU ANDAR
1) O
andar de Enoque com Deus aqui na terra chegou ao seu clímax quando "Deus o
tomou", Gn 5.24, "Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus
o tomou para si". O verbo "tomar", de acordo com o vocábulo
hebraico "xql" – laqach, tem o significado de
"levar", "arrebatar", "remover", "levar pela
mão". Enoque foi removido da terra para os céus, sem passar pela morte
física.
2) Deus o
tomou para andar com ele de branco, pois não contaminou suas vestiduras na
terra, Ap 3.4, "Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não
contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são
dignas".
"Andou com Deus"! Que mais seria
escrito. Sobre uma vida e seu real valor?
Do que ele disse ou fez pouco é contado. E o
que pensou nem mesmo é mencionado. "Andou com Deus"! Não há maior
louvor!
Conselhos deu, orou e, assim, quem sabe. A
quantas almas tristes socorreu!
Mas dele diz a Bíblia - que grandeza!
Palavras ricas de imortal beleza –
"Andou com Deus" enquanto aqui
viveu.
E um dia, então, no fim de longos anos, Não
mais o viram, Deus dissera: "Vem!
Da cena vil, tão triste de pecado, Vem, filho
Meu, gozar mesmo a Meu lado
A plena comunhão no Lar de além!"
Tal seja, pois, teu prêmio, ó peregrino; Que
aqui chegando ao fim os dias teus
E entrando ali, na glória à tua espera,
Lembrado sejas na terrestre esfera
Neste epitáfio: "Ele andou com
Deus"
J. Danson Smith Versão portuguesa: Luiz
Soares
CONCLUSÃO:
1. Como
filhos de Deus, pesa sobre nós a responsabilidade de mantermos uma comunhão com
Deus, ou seja andarmos com Ele em todos os momentos de nossa vida. Se
mantivermos um propósito de nos relacionar com Deus de uma forma íntima,
certamente nossa vida terá grande crescimento espiritual. Não nos abateremos
com facilidade perante às pressões de nosso inimigo. Pelo contrário o Deus que
está em nós nos fortalecerá e nos levará em triunfo.
2. Por outro
lado, se negligenciarmos a comunhão com o Senhor, ofereceremos brechas ao Diabo
que não perderá a oportunidade de usá-las contra nós. Vamos viver sabiamente
uma vida de comunhão e intimidade com Deus, e desfrutar o melhor que Ele tem
para o seu povo na terra e depois no porvir.