O DEUS IMUTÁVEL

TG 1.17

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

1. A leitura da Bíblia nos leva a um mundo um tanto estranho para nós, o mundo da Palestina, como ele era a dois mil anos, primitivo e bárbaro, sem qualquer mecanização. É neste mundo que observamos o desenrolar da história bíblica. Neste mundo encontramos Abraão, Moisés, Davi e muitos outros personagens e a maneira de como Deus se relaciona com eles.

2. Através do mundo antigo, observamos os profetas atacando a idolatria, condenando o pecado. Vemos o Homem da Galiléia fazendo maravilhas, discutindo com os judeus, morrendo pelos pecadores, ressuscitando da morte e subindo ao céu.

3. O interesse que sentimos, é notável, mas parece que tudo isto está muito distante de nós. Tudo pertence àquele tempo e não a este. Nos sentimos apenas como espectadores, espiões de fora para o interior do mundo bíblico. Nosso pensamento é este: Deus fez tudo naquela época, foi maravilhoso para seu povo, mas como isto pode nos afetar hoje. Não vivemos no mesmo mundo.

4. Diante de tudo isto, como podemos aplicar os textos da narrativa bíblica ao século XX, a era dos computadores, a era espacial? Teria a Bíblia sentido para o nosso tempo? Haveria uma ligação entre estes dois mundos? Muitos leitores da Palavra de Deus, têm sentido isto, e não sabem contrabalançar este sentimento. Até muitos cristãos, têm sentido uma Bíblia distante, um Deus, também muito distante.

5. Porém, a idéia de distância é um tipo de ilusão que surge ao colocarmos o mundo bíblico dentro do mundo atual. Devemos pensar que a ligação entre este mundo e aquele, é elevada pelo próprio Deus. O Deus que eles tiveram e o Deus de hoje, é o Deus que não muda de modo nenhum. Vamos falar nesta noite sobre: "O Deus Imutável":

 

I - A VIDA DE DEUS NÃO MUDA.

1. Ele é deste a eternidade, Sl 93.2, o Rei Eterno, Jr 10.10, incorruptível, Rm 1.23.

2. Ele é o único que possui a imortalidade, I Tm 6.16.

3. Sl 90.2. Antes da criação, "...de eternidade a eternidade, tu és Deus".

4. Sl 102.25-27. Tudo se envelhecerá, mas Deus é o mesmo.

5. Is 48.12. Deus é o primeiro e o último.

6. Em todos os textos que lemos observamos:

a. As coisas criadas tem começo e fim; Isto não acontece com o Criador.

b. Deus é Criador, não um ser criado, porque sempre existiu.

c. Deus existe para sempre, e é o mesmo. Não se envelhece e sua vida não aumenta e nem diminui.

d. Deus não ganha novas forças, nem aumenta aquelas que possui. Não se torna mais fraco, ou mais forte.

7. Esta é a grande diferença entre o Criador e suas criaturas. Estas mudam com o correr do tempo, mas Deus é imutável e nunca pode deixar de ser o que realmente é.

 

II - O CARÁTER DE DEUS NÃO MUDA

1. A tensão, o choque, podem alterar o caráter de uma pessoa, mas nada altera o caráter de Deus. No correr da vida humana, os gostos, as perspectivas, o temperamento, podem sofrer alterações e mudar radicalmente; Um homem gentil, equilibrado, pode tornar-se egocêntrico e mal. Mas, com o Criador, isto jamais acontece. Seu caráter hoje é o mesmo dos tempos bíblicos, e será sempre assim.

2. Vamos trazer à lembrança as duas vezes que Deus revelou seu nome:

a. Êx 3.13-14, "Eu Sou O Que Sou". Yahweh (O Senhor), é na verdade uma forma resumida, Êx 3.15. Este nome, não é uma descrição de Deus, mas a declaração de sua própria existência e de sua eterna imutabilidade.

b. Êx 34.5-7. Deus proclamou o "Nome do Senhor" a Moisés relacionando os vários aspectos de seu caráter santo e imutável:

b.1. Misericordioso e piedoso,

b.2. Tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade,

b.3. Perdoa a iniqüidade, a transgressão, e o pecado , mas ao culpado não tem por inocente.

b.4. Visita a iniqüidade do homem até a quarta geração, daqueles que o aborrecem.

3. Em Tg 1.17, num contexto de tentação e de pecado, Tiago afirma que em Deus não há mudança e nem sombra de variação.

 

III - A VERDADE DE DEUS NÃO MUDA

1. Nossos pontos de vista mudam. Quantas vezes descobrimos que não podemos sustentar algo que dizíamos no passado? As palavras dos homens são imutáveis. Quantas vezes temos anulado o que falamos, porque expressamos mal o que pensamos.

2. Embora as palavras dos homens são falhas, isto não acontece com as Palavras de Deus. Nenhuma situação pode levar Deus a anular o que disse:

a. Is 40.8 - Validade eterna da Palavra de Deus,

b. Sl 119.89 - Sua Palavra está firmada no céu para sempre,

c. Sl 119.151 - Os mandamentos do Senhor são verdade,

d. Sl 119.152 - Deus criou seus mandamentos para sempre.

3. A palavra traduzida por "verdade" no Vs. 151, tem a idéia de estabilidade. Precisamos lembrar que Deus cumpre promessas, ordens, declarações, propósitos, descritos em sua Palavra. Não há relíquias de eras passadas, mas a revelação da mente de Deus, para todas as gerações, enquanto este mundo existir.

4. Jo 10.35, "A Escritura não pode falhar". Nada pode mudar e anular a verdade eterna de Deus.

 

CONCLUSÃO:

1. Deus não muda em sua vida, em seu caráter e em sua Palavra.

2. Sua promessas são as mesmas. Podemos nos apropriar delas.

3. Sua Salvação é para você hoje, Jo 10.27-28.