O TRONO DE GLÓRIA, AP 4.1SESS.

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

1. O capítulo 4 de Apocalipse, abra-se com o Arrebatamento de João. Ele vai ao céu para receber o plano de Deus para o futuro, Vs. 1. Até o capítulo 3, o Juízo de Deus é sobre a Igreja, 1 Pe 4.17. A partir do capítulo 4, inicia-se o Juízo sobre a terra e seus habitantes perversos.

2. No capítulo 4 propriamente dito, não há descrição ainda de qualquer julgamento, mas João é levado ao céu para conhecer o cenário de onde serão ordenados todos os Juízos sobre o mundo. Do céu, João contempla em espírito o que estará acontecendo na terra.

3. No céu, João tem uma visão tremenda. Ele vê o Trono da Glória de Deus, Vs. 2. Sobre este Trono, é que vamos falar nesta noite: "VEJAMOS ALGUMAS FIGURAS E CENAS NO TRONO E DIANTE DO TRONO":

I - O QUE ESTAVA ASSENTADO NO TRONO

VS. 2-3

1. Trata-se de Deus Pai, o Criador, Ap 5.13. Há uma distinção entre Jesus, o Filho, o Cordeiro, e aquele que está assentado no Trono. Talvez, João usa a expressão: "Aquele que estava assentado no Trono", e não o nome de Deus (Yaweh), exatamente para não pronunciar o nome de Deus.

2. Aqui, está em evidência a "Shekinah", a Glória de Deus, o que é a manifestação visível de sua presença, Ap 21.23. Sua aparência é semelhante a uma pedra de Jaspe e de Sardônio. Em Ap 21.9-11, nós temos a ligação de tais pedras com a Glória de Deus.

II - ORNAMENTAÇÃO NO TRONO E AO REDOR DO TRONO

1. O arco íris, Vs. 3. O arco íris, é um símbolo bíblico, e aponta para promessas de bênçãos celestiais, após o sofrimento de um Juízo severo, Gn 9.13-16. Ele seria um sinal de que a terra não mais seria destruída pela água. A cor esmeralda, fala da vida, que Deus compartilha conosco, Jo 5.25-26.

2. Os relâmpagos e trovões que saem do Trono, Vs. 5. Temos aqui uma descrição do Poder de Deus. Este mesmo sinal, juntamente com terremotos, acompanham o partir dos selos do Livro da Condenação, Ap 8.5. Nós os encontramos também no "soar das trombetas", Ap 11.19. Os relâmpagos e os trovões indicam o início do Juízo de Deus sobre a terra. A voz de Deus é comparada ao Trovão, Ap 14.2.

3. As sete trombetas de fogo, Vs. 5. Aqui há uma evidência do Espírito Santo, cuja presença se mistura a Glória de Deus ao redor do Trono. O fogo é um dos símbolos do Espírito Santo na Palavra de Deus.

4. O Mar de Vidro, Vs. 6. Este mar vitrificado, representa as nações celestiais, assim como o mar terrestre, representa as nações terrestres, Ap 17.1, 15; 7.9.

III - OS ASSISTENTES DO TRONO

1. Os vinte e quatro anciãos, Vs. 4. Estes anciãos, são espíritos angelicais ministrantes, dotados de imenso poder para assistirem ao Deus Eterno. Esta figura é representativa dos doze patriarcas da antiga aliança e os doze apóstolos da nova aliança. Eles participam também da ornamentação da Cidade Santo, Ap 21.12-14:

a. Eles estavam assentados em vinte e quatro tronos: O termo grego para Trono, indica "cadeira". Platão, se utilizou deste termo para identificar a "cátedra" de um professor, uma vez que os mestres antigos ensinava sentados. Porém, esta palavra, também era usada para indicar o Trono de um Rei, o que indica autoridade, Mt 19.28.

b. Estava vestidos de branco. Temos aqui o símbolo de santidade, pureza e esplendor celestial. Esta roupa caracteriza, como já vimos anteriormente a vestimenta dos habitantes do céu, Ap 3.4-5.

c. Estavam com coroas de ouro. Este detalhe, fala da sua exaltação, bem como de seu elevadíssimo valor. O termo grego usado "stephanos" - stephanos, indica a coroa da vitória, a coroa de louros ou das flores, que era oferecida aos vencedores nas competições olímpicas. Aqueles que se assentam no Trono, terão coroas que simbolizam: Governo, poder e elevada autoridade.

2. Os quatro seres viventes, Vs. 6-8. São descritos aqui com tento muitos olhos "oftalmov" – ophthalmos, ou seja "Aqueles que tudo vêem". Comparar com os Querubins de Ez 10.12. Dotados de muitos olhos, eles podem exercer uma forte vigilância perante o Trono, visando sua proteção, bem como a sabedoria geral que a tudo vê. As seis asas parecem indicar o mesmo tipo de anjo descrito por Isaías em sua visão, Is 6.2. Digno é nota, é a semelhança que cada um tem: Novilho, leão, homem e águia.

a. O primeiro semelhante ao leão, representa a bravura.

b. O segundo semelhante ao novilho, representa a força.

c. O terceiro semelhante ao homem, representa a inteligência.

d. O quarto semelhante à águia, representa a ligeireza, ou a velocidade.

Evidentemente que o conjunto deles, representa os atributos de Deus, mostrando sua eterna vigilância sobre o seu povo. Deus é ligeiro e forte para vingar o seu povo, Ez 1.5-11.

CONCLUSÃO:

1. Todo este aparato diante do Trono visa a glorificação do no Todo Poderoso e Forte de Deus, Vs. 8-11.

2. A visão do Trono de Glória, nos leva à urgência de uma adoração perfeita diante de Deus. O que é adoração perfeita?

3. Convidamos você para juntar-se aos adoradores do céu, e juntos, céu e terra, adoremos Aquele que vive pelos séculos dos séculos.