A VISÃO DO LIVRO SELADO E DO CORDEIRO

AP 5

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

Extraído do Livro "A Mensagem do Apocalipse" de Ray Summers, com notas acréscimos e supressões pelo Pr. José Antônio Corrêa.

 

INTRODUÇÃO:

1. Os capítulos 4 e 5 de Apocalipse são preparatórios para o desenrolar do capítulo 6. No capítulo 4, João contempla em sua visão, o Trono de Deus; No capítulo 5, ele pode ver o Livro Selado. Neste livro, estão escritos os Juízo de Deus, que começarão a ser promulgados a partir do capítulo 6.

2. Nesta visão, João pode ver o Filho de Deus, Jesus, que é o foca de toda atenção. Tudo o que Deus vai revelar aos homens, Ele desvenda através de seu Filho. O destino de todas as vidas foram entregues às mãos do Filho. ele se mostra digno, por ser o Cordeiro que foi morto e que pela sua morte, tornou possível a Redenção do Homem.

3. Vamos ver nesta noite: "O LIVRO SELADO E O CORDEIRO":

I - A VISÃO DO LIVRO

1. "Estava na mão direita daquele que estava assentado no Trono". João viu o Livro na mão direita de Deus. Deus está assentado no seu Trono, que é o símbolo de sua autoridade, governo e senhorio, Ap 4.2.

2. "O livro estava escrito por dentro e por fora". Isto indica que a revelação de Deus, é completa. A escassez de material de escrita nos tempos antigos, poderia levar os escritores a escrever no pergaminho tanto na parte interna, como na parte externa, Ez 2.9-10.

3. "O livro estava selado com sete selos". O selo, simboliza inviolabilidade. Nos tempos antigos, havia vários usos para os selos:

a. Os túmulos eram selados com grandes pedras, Dn 6.17; Mt 27.66; Jo 11.39.

b. Selos de cera eram usados para selar livros e outros documentos.

c. Havia também o selo cilíndrico, que era usado para colocar sobre objetos, tornando-os invioláveis.

d. Selos em anéis, eram usados principalmente por pessoas importantes, para selar todo tipo de documentos.

4. De alguma forma, os selos serviam para garantir a autenticidade e inviolabilidade do documentos, Ne 9.38. Neste livro que João viu, havia sete selos. Cada selo era responsável por manter a inviolabilidade de uma parte do rolo, que teria seu conteúdo revelado à medida que os selos fossem sendo abertos.

5. A pergunta do anjo e a sua resposta, Vs. 2-3, indicava que não havia nem na terra, nem no céu, nem debaixo da terra, alguém qualificado para abrir os selos. Temos aqui a abrangência total do mundo dos vivos: Céu - Deus e seus anjos; Terra - Homens; Debaixo da terra - Hades, lugar dos espíritos dos mortos.

6. Realmente, aquele livro só poderia ser aberto por alguém devidamente qualificado.

II - O VISÃO DO CORDEIRO

1. O Cordeiro é qualificado como o único capaz de desvendar o conteúdo do livro pela abertura de seus selos. Há alguns pontos importantes que o tornaram capaz:

a. Ele é o Leão da Tribo de Judá. Temos aqui a indicação da genealogia terrena de Jesus. Ele viria da Tribo de Judá, e na qualidade de Leão da Tribo, seria poderosíssimo, podendo realizar qualquer tarefa que lhe fosse confiada, incluindo a tarefa de ser cabeça de todos os homens e neste episódio, abrir os selos. Em Gn 49.9, Judá é "o leãozinho". O Leão, traz o símbolo de poder, autoridade e domínio.

b. Ele é a Raiz de Davi. A família de Davi pertencia à Tribo de Judá. Jesus é descendente humano de Davi. O Messias viria da descendência de Davi, Mt 1.1; 9.27; Rm 1.3. Quando o Trono foi estabelecido, Deus lhe prometeu que o seu Trono seria eterno.

c. Ele é o Cordeiro que foi morto. O leão aludido no Vs. 5, agora é retratado como sendo um cordeiro. Ambos são símbolos do caráter de Cristo. Na qualidade de leão, Ele é o corajoso Rei, que defende seu povo e assume o poder universal; Na qualidade de Cordeiro, Ele fez a expiação pelos pecados de seu povo e assumiu seu ofício de Sumo Sacerdote, Jo 1.29; Hb 2.17; 4.14. Vejamos algumas características do Cordeiro:

c.1. "Tinha sido morto". Com sua morte, Ele obteve a vitória para os homens. Sua missão terrena conferiu-lhe exaltação celestial, Hb 1.9; Rm 1.3-4.

c.2 "Tinha sete chifres. O chifre é símbolo de autoridade, Dn 8.3, 20, 5, 21. O número sete indica a perfeição da autoridade de Cristo.

c.3. "Tinha sete olhos". Tem a ver com o Espírito Santo, que está em Jesus e que lhe dá conhecimento de tudo o que se passa nos céus e na terra, Ap 3.1.

3. Com todas estas qualificações, Cristo é capaz, idôneo, poderoso, para desatar os selos do Livro do Juízo de Deus. O Livro vem para suas mãos, Vs. 7. Tudo esta preparado.

III - A VISÃO DO LOUVOR NO TRONO

1. O louvor dos vinte e quatro anciãos e dos quatro seres viventes. Este louvor exalta a Cristo por sua obra e redenção em favor do homem. Neste louvor há:

a. Profunda reverência, "Prostraram-se diante do Cordeiro".

b. Há o uso de harpas, "Tinham harpas nas mãos" - Kitara.

c. As orações dos santos são apresentadas a Deus em uma taça. O termo "taça", vem do grego "fialh" - phiale, que indicava um vaso largo e chato que era usado para ferver líquidos e era também usado para o derramamento de libações, Nm 7.13. Aqui, estas salvas de ouro contém as orações dos filhos de Deus, um esquema de como nossas orações são apresentadas a Deus.

d. O teor do cântico exalta a Cristo em razão de seu sacrifício em favor do homem. A redenção custou o derramamento de seu sangue, At 20.28, e trouxe uma nova posição ao homem.

2. O louvor dos anjos ao redor do Trono, Vs. 11-12. Este louvor dignifica a posição de Cristo após sua humilhação, Vs. 12. O Cordeiro é digno de receber a glória, a honra, o poder, etc., porque realizou a maior obra descrita na história humana.

3. O louvor de toda a criatura, Vs. 13-14. Não somente os seres celestiais, não somente os anjos, mas toda criatura tem o dever de adorar e glorificar a Cristo.

4. Não nos esqueçamos que Deus busca o louvor dos lábios de seus filhos, Hb 13.15.

CONCLUSÃO:

1. Vamos pensar no Cordeiro: Ele é o Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi, Aquele que foi morto e que hoje está numa posição de Poder, para abençoar seu povo e trazer o Juízo aos ímpios.

2. Como filhos de Deus, devemos louvá-lo e orar para que o Reino de Deus seja estabelecido.

3. Se você não é crente ainda, você corre sério risco de entrar em Julgamento. Portanto, receba Jesus como o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo", Jo 1.29. Ele tratará com seus pecados. Caso contrário, você o verá como seu Juiz.