A VISÃO DO CRISTO GLORIFICADO(2)

AP 1 - II

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

1. Vimos na semana passada alguns aspectos em relação à visão de João do "Cristo Glorificado". Pudemos considerar duas coisas:

a. Sua posição de "Filho do homem". Somente assumindo a forma humana, o Messias de Deus, poderia ter condições morais, espirituais e legais para cumprir todas as exigências na salvação humana. É isto que podemos entender da declaração de Paulo em 1 Tm 2:5, "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem". "Jesus Cristo, homem", é enfático. Não devemos nos esquecer de que Jesus embora tendo-se tornado "homem", nunca deixou de ser também "Deus".

b. Sua roupa gloriosa e seu cinto. Sua roupa "talar", aponta para a sua glorificação como o "Cristo Eterno", exaltado à direita do Pai, Ef 1.20, "Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus". Já o cinto no seu peito, nos sugeriu a sua posição como Juiz absoluto. Ele julgará os crentes, os moradores da terra, o reino angelical e satânico, juntamente com todos os poderes do Diabo e seus seguidores.

2. Vamos continuar descrevendo a visão de João do "Cristo Glorificado". "QUEREMOS VER NESTA NOITE, MAIS ALGUNS ASPECTOS DA APARÊNCIA DE CRISTO EM SUA GLÓRIA":

III - SUA CABEÇA E SEU CABELO

V. 14 "A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo".

1. Sua cabeça e cabelos brancos, simbolizam a pureza absoluta, e a eternidade do Salvador. Por ser puro, o seu sangue, pode nos limpar da impureza do pecado:

1 Pe 1.18-19, "18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo". Dois pontos aqui são importantes:

a. Seu "precioso sangue". De acordo com os valores humanos, sabemos que o ouro e a prata significam valores monetários, com os quais adquirimos bens. Porém mais do que os valores representados pela prata e pelo ouro, foi o custo de nossa redenção - o precioso sangue. A palavra traduzida em nossa Bíblia por "precioso", nos traz a idéia de "preciosidade", "de grande preço". Realmente o sangue é elemento vital no corpo, pois representa a vida. Jesus deu o seu sangue, a sua vida por nós, 1 Jo 3:16 "Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos".

b. O "Cordeiro sem defeito e sem mácula". As palavras "sem defeito" e "sem mácula", descrevem a perfeição que deveriam ter os animais oferecidos em sacrifícios no V.T., Êx 12:5, "O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito". Desta mesma forma o "Cordeiro de Deus", oferecido em sacrifício por nós, deveria ser "sem defeito", "sem mácula". A palavra mácula, vem de um termo grego "aspilov" - aspilos que significa "sem mancha", "impecável", "livre de qualquer censura". O Cordeiro de Deus, mesmo sendo homem, não poderia apresentar as deformações espirituais humanas causadas pelo pecado. Teria que ser perfeito em todos os sentidos, para cumprir as exigências do Deus Santo, Hb 4:15, "Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado".

b. Realmente a pureza de Cristo é clara em todos os sentidos, tornando-o apto, capaz para operar a redenção de Deus em favor do homem impuro, contaminado pelo pecado e incapaz de salvar-se a si próprio.

2. Daniel teve uma visão semelhante, quando ele viu o "Ancião de Dias", Dn 7.9, "Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente". Este "Ancião de Dias", não poderia ser outro a não ser o "Cristo da Glória", que aparece comumente em muitas passagens do Velho Testamento, também chamado de "O Anjo do Senhor", "O Anjo de Deus".

3. Enquanto que para nós, o cabelo branco é sinônimo de velhice, decadência, morte, aqui, simboliza a eternidade de Deus, isto é, Deus não tem idade, não morre, é eterno. Em Hb 7.1-3, temos uma descrição perfeita da eternidade de Deus, representada por Melquisedeque, que é uma figura perfeita do Deus Eterno: "1 Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou, 2 para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz; 3 sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente".

4. Sim Jesus é puro e eterno!

IV - SEUS OLHOS DE FOGO

VS. 14; 19.12

"A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo".

1. A Palavra de Deus tem muito a dizer sobre os olhos de Deus:

a. 2 Cr 16.9, "Os olhos do Senhor passam por toda a terra".

b. Pv 15.3, "Os olhos do Senhor estão em todos os lugares".

c. Jó 34.21, "Os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem, e vêem todos os seus passos".

e. 1 Pe 3.12, "Os olhos do Senhor repousam sobre os justos".

2. Sabemos que os olhos são os órgãos da visão. É através deles que conseguimos ver as coisas, diferenciar as cores, observar a natureza, etc. São os olhos elementos essenciais com o quais entramos em contato visual com o mundo em que vivemos. No texto, os olhos de Jesus são descritos como "chama de fogo". Estes olhos como "chama de fogo" simbolizam o poder que o Senhor Jesus tem como Deus, para penetrar até mesmo os pensamentos e as profundas intenções do coração do homem. Os olhos de Jesus aqui simbolizam:

a. O seu poder de penetração. Nada poderá escapar aos olhos de Jesus. Ele conhece todas as situações, e nada fica escondido diante dele. Daniel nos fala deste poder que Deus tem para revelar as coisas ocultas, Dn, "Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz". A palavra "revelar", vem do grego "apokaluqiv" - apokalupsis, que significa "descobrir", "fazer conhecido", "descobrir aquilo que era desconhecido". Diante de Jesus nada pode ficar encoberto. Seus "olhos como chama de fogo", penetrarão o profundo, o escondido, trazendo tudo à mais clara luz. Nada fica encoberto aos seus olhos, Hb 4.13, "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas s coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas".

b. O seu poder de julgamento. Evidentemente que como humanos podemos até ver uma determinada situação, mas sem uma capacidade de julgar retamente. Porém, o Cristo Apocalíptico, com seus olhos chamejantes, pode estabelecer juízo reto e verdadeiro sobre todas as situações humanas, Ap 19.11-12, "11 Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.12 Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo".

3. A palavra "fogo", aparece no Livro de Apocalipse, pelo menos 17 vezes. Na maioria das delas o sentido que temos é de julgamento. Senão vejamos pelo menos duas referências:

a. Ap 8:7, "O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo de mistura com sangue, e foram atirados à terra. Foi, então, queimada a terça parte da terra, e das árvores, e também toda erva verde". O julgamento aqui descrito e aquele que virá sobre a terra e consequentemente sobre os homens, no período chamado pela Bíblia de "Grande Tribulação". Neste tempo coisas espantosas estarão atingindo a humanidade. O "fogo", será elemento essencial no castigo dos homens sem Deus.

b. Ap 21:8, "Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte". O fogo será também marcante na eternidade. O "lago que arde com fogo e enxofre", será a habitação eterna de todos aqueles que rejeitaram a Palavra de Deus na terra. Quem lá estiver, será combustível para o fogo, que o queimará pela eternidade a dentro. Um texto semelhante temos em Mt 13.41-42, "41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. 42 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes".

c. Certamente que os "olhos de fogo" do Senhor serão elementos indispensáveis no julgamento do ímpio.

4. Quando Cristo estava na terra, os seus olhos eram tenros e amorosos. Freqüentemente se enchiam de lágrimas por contemplar a miséria e a desolação humanas:

a. Mt 15.32, "E, chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo caminho". Aqui, Jesus olha para a multidão, com olhos de compaixão, por ver sua carência de alimentos, sua fome.

b. Jo 11.32-35, "32 Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. 33 Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se.34 E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! 35 Jesus chorou". Jesus chorou junto ao túmulo de Lázaro, por contemplar a tristeza pela partida de um ente querido.

5. Porém, os olhos que João viu na revelação, não estavam vermelhos de lágrimas, mas sim, vermelhos de indignação e pronto para estabelecer o justo julgamento contra os ímpios.

CONCLUSÃO:

1. O Cristo Glorificado, está hoje aqui hoje Igreja. Abramos os nossos olhos da fé, para vê-lo.

2. Não crente: Cristo hoje está glorificado nos céus, mas um dia, ele foi humilhado, envergonhado, para que você pudesse ser abençoado com a maior benção de todos os tempos, a benção da salvação.