DISPOSIÇÕES IMPORTANTES PARA AGRADARMOS A DEUS(1), GN 22.1-14

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

"1 E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. 2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. 3 Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. 4 Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe. 5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. 6 E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos. 7 Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? 8 E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. 9 E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. 10 E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; 11 Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. 12 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. 13 Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. 14 E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá".

INTRODUÇÃO:

1. Devemos ter em Abraão, um dos melhores exemplos de como podemos agradar a Deus. Em razão de sua vida de relacionamento e intimidade com o Senhor, ele foi chamado o "amigo de Deus", conforme nos declara Tiago, Tg 2.23, "Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça e foi chamado o amigo de Deus".

2. Evidentemente, que este título, não foi por acaso. Abraão, viveu uma vida quase que impecável em sua comunhão com Deus. No texto lido, encontramos uma das mais notáveis experiências dele com o Senhor, quando o Senhor lhe pediu o seu único filho, Isaque, em sacrifício.

3. Pelo relato da Palavra de Deus, no texto lido, encontramos na vida de Abraão: "ALGUMAS DISPOSIÇÕES IMPORTANTES PARA AGRADARMOS A DEUS":

I - DISPOSIÇÃO PARA OBEDECER A DEUS

1. Sua obediência, é demonstrada na expressão "eis-me aqui", Vs. 1. Esta expressão, é usada também na chamada clássica de Isaías, para o ofício profético, Is 6.8, "Depois disto, ouvi a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim" Tal expressão, indica a prontidão à obediência, ou seja a disposição para o serviço.

2. Deus revela o ponto principal a ser obedecido, Vs. 2, "E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi". Não seria algo fácil a ser cumprido. Muitas vezes, Deus pede que nós o obedeçamos em situações conflitantes.

3. Sem questionar Abraão coloca em prática o processo de obediência, Vs. 3, "Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera". Alguns autores acham que Abraão levantou cedo, (bem cedo), em razão de não ter conseguido dormir durante a noite, por causa da importância da exigência de Deus.

4. Abraão, foi um tipo de crente que sempre obedeceu a Deus, em todas as situações:

a. Gn 12.1-4, "1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. 4 Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã".

b. Gn 13.17-18, "17 Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei. 18 E Abrão mudou as suas tendas, e foi, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao Senhor".

5. Devemos também estar dispostos a obedecer a Deus em tudo:

a. A obediência, é mais importante do que práticas cultuais, 1 Sm 15.22, "Porém, Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, quanto em que se obedeça a sua Palavra? Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar e o atender melhor do que a gordura de carneiros".

b Jesus fala sobre a importância da obediência em Lc 8.21, "...Minha mãe e meus irmãos, são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a praticam".

c. Os filhos de Deus, são chamados "filhos da obediência", 1 Pe 1.14, "Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente".

6. Precisamos estar dispostos a obedecer Deus em tudo!.

II - DISPOSIÇÃO PARA CONFIAR EM DEUS

1. Voltemos à ordem de Deus, Vs. 2, "E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi".

2. Deus pedira a Abraão o filho da promessa. Deus já havia dito a Abraão que de Isaque, surgiria uma grande nação, Gn 15.1-5, "1 Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abraão em visão, dizendo: Não temas, Abraão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. 2 Então disse Abraão: Senhor Deus, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliezer? 3 Disse mais Abraão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. 4 E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. 5 Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência". Como Deus poderia destruir o filho da promessa?

3. Esta confiança de Abraão em Deus, é detalhada nos Vs. 7-8, "7 Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? 8 E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos". Vejam a expressão: "Deus proverá". Temos aqui um dos nomes mais importantes de Deus: Elohin Jiré, o Deus Provedor.

4. Existem alguns pontos que levaram Abraão a confiar que Deus não levaria o seu filho:

a. Isaque era o filho da promessa.

b. Deus nunca permitiria e nem exigiria sacrifícios humanos em atos de culto, uma vez que tal prática sempre foi condenada as Escrituras:

b.1. Jr 19.5, "Edificaram os altos de Baal, para queimarem seus filhos no fogo em holocaustos a Baal, o que nunca lhe ordenei, nem falei, nem me passou pela mente"

b.2. Lv 18.21, "E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor". O deus "Moloque", era uma imagem com braços estendidos e com um incinerados na parte vazia destinado a receber crianças em sacrifício queimado.

c. Abraão confiou que embora chegasse a sacrificar seu filho, Deus o ressuscitaria imediatamente, em razão de sua Palavra empenhada, Hb 11.17-18, "17 Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. 18 Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar".

4. Uma das estratégias de Satanás, é colocar dúvidas sobre a Palavra de Deus, Gn 3.1-5, "1 Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? 2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, 3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. 4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal".

5. Quando a palavra de Deus é questionada em nossa vida pelo Diabo, devemos assumir a verdade de Deus, ou seja, confiar na Palavra, desprezando as insinuações do Diabo. Confiemos na Palavra de Deus, acima de qualquer evidência contrária.

Conclusão:

1. Vimos nesta noite que numa situação conflitante, Abraão nos mostra duas disposições importantes pelas quais podemos agradar a Deus:

a. A disposição para obedecer a Deus em quaisquer circunstâncias. Temos nós sido obedientes a Deus em quaisquer circunstâncias, ou procuramos questionar Deus, mostrando resistência no processo de obediência?

b. A disposição para confiar em Deus. Vimos que mesmo tendo sido provado, a ponto de ter que sacrificar o filho da promessa, Abraão confiou em Deus e tinha certeza que a ordem de Deus não chegaria até as últimas conseqüências. Temos nós confiado em Deus a ponto de entregarmos as decisões mais importantes de nossa vida em suas mãos?

2. Que Deus nos capacite pelo seu Espírito a que sejamos obedientes como seus filhos e confiemos nele sem reservas.