MISSÕES TRANSCULTURAIS

JO 20.21

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

1. A palavra missão vem do latim "missione", que por sua vez, vem do verbo latino "mittere", que significa "enviar".

2. Jo 20.21, "Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós". O verbo "enviar" no original grego é "apostellô", de onde vem a palavra apóstolo. O verbo na versão latina desta palavra, como já vimos, é "mittere" (missione). Portanto, a palavra "missão", significa o ato de "enviar" alguém para uma determinada tarefa.

3. Missão é tudo aquilo que fazemos na qualidade de enviados por Jesus, e que reproduz exatamente aquilo que Ele fez, enquanto esteve entre nós. Nesta noite, queremos falar sobre "Missões Transculturais", que nada mais é do que fazermos missões para além das fronteiras de nossa nação.

 

I - MISSÕES TRANSCULTURAIS NO V.T.

1. O chamado de Abraão, foi um chamado transcultural, já que ele deveria deixar seu país e peregrinar num país estrangeiro, Gn 12.1-3, "1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra".

- Abraão deveria deixar a terra de seus pais e partir para outra terra. Por meio dele todos os povos seriam abençoados. Foi neste aspecto que Abrão, teve seu nome mudado para Abraão (Pai de muitas nações), Gn 17.4-5, "4 Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações; 5 E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto".

2. A obra de Cristo na cruz, que atingiu não somente os judeus, mas todos os povos, é chamada de "benção de Abraão", Gl 3.13-14, "13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 14 Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito".

- Todos os que abraçam a fé, são filhos de Abraão, Gl 3.6-7, "6 Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 7 Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão".

3. Porém no transcorrer da História, quando Israel teve que transportar a fé para outras nações, guardou-a para si e como acontece com toda benção guardada, ela apodreceu como o maná, guardado para o dia seguinte. Ainda foi pior; Israel importou de outras nações as suas maldições na forma de ídolos, sistemas legais e modelo de organização social.

4. Um dos exemplos clássicos de "missões transculturais" é chamado de Jonas, Jn 1.1-3, "1 E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. 3 Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor".

a. Israel desenvolveu uma postura de exclusividade em relação a Yavé, como se fosse propriedade sua. Jonas se constitui no exemplo mais claro desta postura. Convocado por Deus para levar a mensagem de arrependimento aos ninivitas, preferiu fugir em direção oposta.

b. Depois de terríveis desventuras, ele cumpre a ordem divina, porém, em seu coração, ele acalentava o desejo de que Deus não deveria usar de misericórdia com aqueles pagãos. Pois, quando Deus perdoa o povo de Nínive, Jonas fica frustrado:

b.1. Jn 3.10, "E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez".

b.2. Jn 4.1-5, "1 Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado. 2 E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. 3 Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. 4 E disse o Senhor: Fazes bem que assim te ires? 5 Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e ali fez uma cabana, e sentou-se debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade".

c. Jonas representa um quadro exato da história do povo de Deus no A.T., que interpretava as bênçãos divinas como se fosse exclusivamente suas. Isto é um exemplo de egocentrismo, que anula qualquer empreendimento transcultural.

 

II - MISSÕES TRANSCULTURAIS NO N.T.

1. A Grande Comissão, Mt 28.18-20, "18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém".

2. Quando Jesus veio ao mundo, seu povo estava mergulhado no etnocentrismo (tendência para considerar a cultura de seu próprio povo como a medida de todas as demais). Um exemplo disto, está claro, quando Ele pregou na Sinagoga de Nazaré, onde viveu. Quando mencionou algumas bênçãos de Deus a certos gentios no V.T., houve uma grande revolta de seu povo,

- Lc 4.21-29, "21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos 22 E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Não é este o filho de José? 23 E ele lhes disse: Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum. 24 E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. 25 Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome 26 E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. 27 E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio 28 E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. 29 E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem".

3. Por esta razão, Jesus insistiu na Grande Comissão dada aos seus seguidores, todos judeus (os discípulos). Através desta Grande Comissão, o evangelho deveria ser anunciado a todas as nações, conforme vimos em Mt 28.18-20. O termo "nação", vem de "étnê", que pode ser traduzido por "culturas".

4. Porém o etnocentrismo, era tão forte que nem mesmo os discípulos entenderam o mensagem de At 1.8, "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra".

- Entenderam que a mensagem era somente para os judeus que viviam espalhados na face da terra, At 11.19, "E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus".

5. A Questão dos Gentios.

a. Foi preciso que Deus desse um empurrão em Pedro, para que fosse à casa de Cornélio pregar o evangelho, At 10. Após o fato, Pedro foi chamado pela Igreja a fim de dar explicações, At 11.

b. O mesmo aconteceu com a primeira Igreja que se desenvolveu entre os gentios, A Igreja de Antioquia. Havia uma pressão tão forte sobre aqueles irmãos, sobre o fato de que antes de se tornarem cristãos, eram obrigados a se tornarem judeus, o que motivou o Concílio de Jerusalém, At 15.

6. Finalmente eles obedeceram a orientação do Espírito Santo, e o evangelho se desenvolveu livremente.

 

CONCLUSÃO:

1. O risco que corremos hoje, é o mesmo risco do etnocentrismo, ou seja guardar somente para nós a Palavra da Vida.

2. At 1.8, deve ser aplicado em todas as regiões ao mesmo tempo.

3. É preciso orar, enviar e contribuir.