O TRABALHO DO ESPÍRITO SANTO NA OBRA MISSIONÁRIA

AT 13.1SESS

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

1. Quando Jesus esteve sobre a terra, momentos antes de sua morte na cruz, prometeu a seus discípulos que não os deixaria "órfãos", "desamparados", Jo 14.18, "Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós". Evidentemente, que Jesus falava do Espírito Santo, pelo qual oraria ao Pai, a fim de que o enviasse para ficar para sempre com seus discípulos e consequentemente com a Igreja, Jo 14.15-16, "15 Se me amais, guardai os meus mandamentos. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre".

2. O Espírito Santo desempenha muitas tarefas na vida da Igreja. Ele nos consola, nos lembra de verdades eternas, nos ensina todas as coisas relacionadas com a vida em Deus. Porém, um dos trabalhos mais vibrantes do Espírito Santo está na área missionária, At 1.8, "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra".

3. No texto lido, observamos como o Espírito Santo esteve envolvido na tarefa missionária na Igreja de Antioquia, certamente a primeira Igreja missionária na terra. Vejamos algumas ações missionárias do Espírito Santo, no presente texto:

 

I - ELE AGE MOVENDO A IGREJA - "Separai-me a Barnabé e a Saulo..."

Vs. 2

1. O trabalho do Espírito Santo na vida da igreja, fica mais fácil, quando a igreja promove um verdadeira comunhão entre os seus membros, Vs. 2, "E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado". Neste verso, a Palavra diz que "eles ministravam" perante o Senhor. A palavra "ministrar", vem da palavra grega "diaconia" - "serviço". Daí, algumas traduções, traduzirem esta palavra por "servir".

2. Na Igreja, é preciso criar um clima de comunhão e ministração ao Senhor, para que as ações do Espírito Santo, sejam facilitadas e intensificadas. Vimos que não somente eles ministravam perante o Senhor, mas também jejuavam. O Jejum tem a função de "amortecer" a carne, para que o Espírito Santo, possa ter mais liberdade de ação, junto ao nosso espírito.

3. É evidente que a consagração do povo de Deus, é o caminho para a operação do Espírito Santo:

a. Js 3.5, "Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós". Deus não pode operar "maravilhas" no meio de um povo impuro, sem compromisso. As maravilhas de Deus acontecerão quando a Igreja cultivar um clima propício à atuação do Espírito Santo.

b. Êx 19.10-11, "10 Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas, 11 E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai". Nesta passagem notamos o fato de que Deus exige de seu povo uma preparação espiritual, para descer no meio dele.

4. Se queremos que o Espírito Santo mova nossa Igreja para a obra de missões, precisamos estar em consagração perante ele.

 

II - ELE AGE CHAMANDO OS MISSIONÁRIOS - "Separai-me a Barnabé e a Paulo para o obra que os tenho chamado"

Vs. 2

2. Cremos que foi o Espírito Santo que uniu Paulo e Barnabé desde o início da conversão de Paulo.

a. Foi por meio de Barnabé que Paulo, foi introduzido no meio dos irmãos em Jerusalém, At 9.26-27, "26 E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. 27 Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus".

b. Mais tarde, Barnabé, foi em busca de Paulo para o auxiliar no ministério em Antioquia, At 11.25-26, "25 E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia. 26 E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos".

3. Agora o Espírito Santo, separa justamente estes dois homens no meio de outros irmãos, para a tarefa específica de missões. Iriam percorrer grandes distâncias para levar a Palavra de Deus.

4. Ainda hoje, a tarefa de chamar missionários é do Espírito Santo.

 

III - É O ESPÍRITO SANTO QUEM AGE NO ENVIO DOS MISSIONÁRIOS - "Estes, pois, enviados pelo Espírito..."

Vs. 4

1. O Espírito Santo determina, inclusive onde a missão deve ser realizada:

a. Vs. 4-5, "4 E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. 5 E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador". Note a expressão "enviados pelo Espírito Santo". Já temos conhecimento de que o verbo "enviar" vem do vocábulo grego "pempo", que significa "despachar", "enviar, mediante um empurrão".

b. At 16.6-10, "6 E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. 7 E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. 8 E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. 9 E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. 10 E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho". Notem as expressões "foram impedidos", "não lho permitiu", que evidenciam a direção do Espírito Santo no trabalho missionário. Era o Espírito quem tomava as decisões importantes! Cabia aos missionários apenas obedecer.

2. Porém, para que o Espírito Santo, possa chamar e enviar é necessário que nós nos coloquemos à inteira disposição de Deus para o serviço, Is 6.8, "8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim".

- Depois da disposição de Isaías para o serviço de Deus, é que Deus disse: "vai", Is 6.9, "Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis".

4. Nenhum missionário pode ir para o campo e resistir as provações, sem ter sido chamado e enviado.

 

IV - É ELE QUEM AGE PARA CAPACITAR OS MISSIONÁRIOS - "Havia na Igreja doutores, profetas, ..."

1. Ef 4.11, "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores". É Jesus, por meio do Espírito Santo, quem distribui dons e capacidades para os crentes para a obra de Deus, 1 Co 12.8-11, "8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer".

2. Não somente distribui os dons, mas também reveste o crente do poder para executar estes dons:

a. Lc 24.49, "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder".

b. At 1.8, "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra".

 

V - É ELE QUEM PREPARA OS TERRENO PARA QUE A SEMENTE SEJA LANÇADA

1. A missão o enviado é pregar a Palavra de Deus: "Anunciavam a Palavra de Deus nas Sinagogas", Vs. 5, "E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador".

2. Porém é o Espírito Santo que toma a iniciativa de fertilização da terra (solo, coração), para que a "semente" lançada, possa ter condições de nascer e frutificar. A vida do pecador só pode ser mudada pela ação do Espírito Santo:

a. Jo 16.8, "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo".

b. At 18.5-10, "5 E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo. 6 Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes, e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios. 7 E, saindo dali, entrou em casa de um homem chamado Tício Justo, que servia a Deus, e cuja casa estava junto da sinagoga. 8 E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados. 9 E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales; 10 Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade".

3. Deus prepara os corações!

 

CONCLUSÃO

1. Toda obra missionária é dirigida pelo Espírito Santo. Ele desperta, chama, envia, capacita e prepara o solo para que o missionário possa fazer o seu trabalho.

2. É também o Espírito Santo, quem move a Igreja, no sentido de enviar, ir, orar e contribuir para missões.

3. Para a Igreja ser abençoada com a tarefa missionária, é preciso que ela esteja em consagração: Oração e jejum.