JESUS, O GRANDE MISSIONÁRIO

GL 4.4

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

1. Missões, é levar o Evangelho ao mundo e envolve duas coisas: Aquele que é enviado, e aqueles que ficam na retaguarda.

2. Nossa maior inspiração por missões, é o próprio Senhor Jesus Cristo. Ele foi o grande missionário. Deixou seu lar na glória e veio a este mundo em busca do pecador, Lc 19.10, "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido". Vamos ver três aspectos sobre esta grande missão de Jesus no mundo:

 

I - A PROMESSA DE SUA VINDA

1. Todo israelita convivia com um idéia central: "A esperança messiânica". O "Messias", uma figura que seria enviada por Deus, para uma restauração completa da posição política e religiosa do povo, At 1.6, "Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?"

a. Gn 3.15. Temos aqui a primeira promessa relacionada com a vinda do Messias: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar".

b. Dois personagens lembravam ao povo da vinda do Messias:

b.1. Moisés, Dt 18.15, "O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis".

b.2. Davi, Sl 2.6-8, "6 Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião. 7 Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. 8 Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão".

c. Contudo é nos livros proféticos que tal promessa ganha um corpo maior:

c.1. O "Servo", Is 42.1-4, "1 Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios. 2 Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça. 3 A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. 4 Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei".

c.2. O "Renovo", Jr 23.5-6, "5 Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. 6 Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: o Senhor justiça nossa".

c.3. O "Filho do Homem", Dn 7.13-14, "13 Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. 14 E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído".

 

II - SUA VINDA CONSUMADA

1. O evangelho não é uma criação do N.T., mas a realização da esperança messiânica do V.T. Há muitas expressões assim: "Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta...":

a. Lc 24.44, "E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos".

b. Mt 1.22, "Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz".

c. Mt 2.5-6, "5 E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: 6 E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel".

2. Lc 4.17-21, "14 Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor. 15 E ensinava nas suas sinagogas, e por todos era louvado. 16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. 17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: 18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. 20 E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos". Veja a expressão: "Hoje se cumpriu esta escritura...".

3. Aspectos importantes:

a. As genealogias apontam Jesus como o Filho de Davi:

a.1. Mt 1.1, "Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão".

a.2. Jo 7.42, "Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi, e de Belém, da aldeia de onde era Davi?"

b. Isaías prevê que o Messias ensinaria por parábolas:

b.1. Is 6.9-10, "9 Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. 10 Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado".

b.2. Mt 13.14-15, "14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis. 15 Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure".

c. Isaías também profetiza sobre seu ministério de cura:

c.1. Is 53.4, "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido".

c.2. Mt 8.16-17, "16 E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos; 17 Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças".

d. Miquéias, anuncia que Belém seria seu berço:

d.1. Mq 5.2, "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade".

d.2. Mt 2.6, "E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel".

4. Um fator importante destas vidas, é que Jesus deixou seu Reino de Glória, e veio em busca do pecador, Jo 1.1-5, 14, "1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam".

 

III - SUA MENSAGEM MISSIONÁRIA

1. A mensagem de arrependimento e fé, Mc 1.15, "E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho".

2. Anunciou a chegada do Reino de Deus, Mt 4.17, "Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus". Na missão dos doze, Mt 10.7, "E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus".

3. Sua mensagem era confirmada com grandes sinais, Mc 1.33-39, "33 E toda a cidade se ajuntou à porta. 34 E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam. 35 E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava. 36 E seguiram-no Simão e os que com ele estavam. 37 E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam. 38 E ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas, para que eu ali também pregue; porque para isso vim. 39 E pregava nas sinagogas deles, por toda a Galiléia, e expulsava os demônios".

4. Sua mensagem embora dura, era equilibrada com grande dose de amor, Mt 14.13-14, "13 E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé desde as cidades. 14 E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos".

5. Sua mensagem era ungida, Lc 4.18, "O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração".

 

CONCLUSÃO:

1. O Que penso a respeito do grande missionário? Seu exemplo me estimula para a obra missionária? Deixou tudo o que tinha e eu, o que tenho deixado?

2. apelo aos que sentem o chamado por missões e contribuição.

3. Você que não é crente: Jesus deixou seu lar na Glória de Deus, e veio em busca de você, Lc 19.10, "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido".