BASES PARA MISSÕES

RM 10.14SESS

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

1. Deus estabeleceu algumas bases sobre as quais o trabalho missionário, deve se desenvolver de uma forma perfeita e harmoniosamente.

2. Fazer missões, sem ter a consciência destas bases, é atirar "sementes" à beira do caminho, ou em terreno pedregoso, ou ainda, sobre o terreno infestado de ervas daninhas. O resultado será catastrófico!

3. No trecho lido, tais bases, estão claras. Vejamos quais são:

 

I - PRIMEIRA BASE: INVOCAÇÃO

Vs. 14, "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?"

1. A raiz da palavra "invocar" no original, é "kaleo" - kaleo, que significa: "Chamar", "convidar", "clamar".

2. Deus estabeleceu que para alguém ser salvo, é preciso que este alguém invoque o nome de Jesus:

a. Vs. 13, "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". Veja também o vs. 12, "Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam". Evidentemente que este "chamar" aqui não é o simples balbuciar de palavras, mas um envolvimento do coração. É preciso invocar, mas também crer com o coração.

b. É o que vemos com o cego de Jericó, Bartimeu, Mc 10.46-52, "46 Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. 47 E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. 48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. 49 E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. 50 E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. 51 E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. 52 E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho". Podemos ver que o cego de Jericó, "começou a clamar" com grande insistência e com isso alcançou seu objetivo que era a cura de sua cegueira.

c. No Sl 145.18 temos: "Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade". A expressão "em verdade", descarta qualquer possibilidade de um chamado vulgar, um uso de palavras sem envolvimento do coração.

3. Deus tem prazer quando o homem o invoca. A invocação, também funciona aos crentes fiéis.

 

II - SEGUNDA BASE: FÉ

Vs. 14, "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?"

1. A palavra grega para "fé", é "pisteuw" - pistéo, que significa: "creio", "ponho a minha confiança em Deus", "entrego-lhe a minha vida", "lanço-me sobre Ele".

2. A fé é necessária para salvação:

a. Rm 10.9, "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". Da mesma maneira que o "chamar" envolve sentimento, coração, e não somente o pronunciar de palavras vazias, a fé também é uma interligação entre assentimento mental e disposição de coração. Daí Paulo dizer que com a boca se faz confissão e com o coração se crê para salvação. Esta é a fórmula correta para a completa operação de Deus. Ver ainda Rm 10.10, "Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação".

b. Hb 11.6, "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". De acordo com este texto, fica claro que não podemos ser reconhecidos pelo Senhor em nosso relacionamento com Ele, se não manifestarmos uma fé real, verdadeira. Este tipo de fé é condição necessária para termos uma vida sadia em Deus.

c. At 16.31, "Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e a tua casa". Quando nossa fé é verdadeira, não somente somos abençoados, mas também nossa família e aqueles que estão ao nosso redor. Diríamos que a fé verdadeira é contagiante.

3. A fé também é necessária para recebermos o melhor de Deus, Mc 11.22-24, "22 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus 23 porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. 24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco".

 

III - TERCEIRA BASE: PREGAÇÃO

Vs. 14, "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?"

1. Temos no original palavra "khrussw" – kerusso, que significa: "sou arauto", "proclamo", "prego", "publico". Esta palavra indica todo aquele que traz a mensagem de um Rei.

2. Vejamos como se aplica esta base no trabalho missionário:

a. A pregação da Palavra, cria fé no coração do ouvinte, que aceita o plano de Deus, Rm 10.17, "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". É através da pregação que a fé se desenvolve. A Palavra de Deus entra pelos ouvidos físicos a desce ao coração, operando a obra de redenção no homem. É desta maneira também que funciona a fé para recebermos os milagres de Deus. Descobrimos em sua Palavra um texto relativo às nossas necessidades, e orando de acordo com aquelas palavras, a fé entrar em nós e recebemos nosso milagre.

b. Como filhos de Deus recebemos de Cristo a incumbência de pregar a sua Palavra ao mundo, Mc 16.15, "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura".

c. Veja como Paulo assumiu esta missão, 1 Co 9.16, "Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!"

3. Como Igreja de Cristo e como crentes, temos a responsabilidade de "passar adiante" a mensagem da Palavra de Deus.

 

IV - QUARTA BASE: CHAMADA E ENVIO

Vs. 15, "E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas".

1. A palavra "enviar", significa: "apóstolo", "o enviado", "o missionário", "o mensageiro", "aquele que foi comissionado".

2. Dentro desta verdade, cremos que há um chamado geral (para toda a Igreja), e um chamado especial, específico (pessoas chamadas com vocação especial).

3. Vejamos na Palavra de Deus:

a. Ef 2.1-7, "1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, 2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. 3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. 4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 7 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus".

b. Is 6.8-10, "9 Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. 10 Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado".

c. Jr 1.4-10, "4 Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 5 Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. 6 Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. 7 Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. 8 Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor. 9 E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; 10 Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares".

 

CONCLUSÃO

1. Devemos afinar nossas bases para missões.

2. Milhões de vidas precisam ser alertadas do perigo que correm:

a. Vamos orar pela chamada e envio de missionários,

b. Vamos nos dispor para o sustento destes homens que Deus tem levantado.