LOUVOR

HB 13.15

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

INTRODUÇÃO:

 

 

1. No V.T., o termo usado é a palavra "corbã", que significa "aquilo que é trazido perto". Aquilo que é oferecido a Deus. No V.T., havia uma multiplicidade de sacrifícios. Já no N.T., Deus ofereceu apenas um sacrifício, ou seja o sacrifício de Jesus Cristo, seu filho.

 

2) No V.T., o homem fazia algo para restabelecer a comunhão quebrada pelo pecado. No N.T., Deus fez tudo para restabelecer esta comunhão quebrada.

 

3. "PENSANDO EM SACRIFÍCIO DE LOUVOR, COMO O LOUVOR QUE PODEMOS OFERECER A DEUS, HB 13.15, VEJAMOS ALGUMAS COISAS":

 

 

I - DEUS TEM PRAZER NO LOUVOR

 

1. Entronizado entre os louvores, Sl 22.3, “Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel”.

 

2. Sacrifício de ações de graças, glorificam ao Senhor, Sl 50.23, “Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus”.

 

3. Vontade de Deus para conosco, 1 Ts 5.18, “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.

 

4. É o que os habitantes do céu fazem constantemente, Ap 19.1, 5, “1 E, DEPOIS destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus; 5 E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes”.

 

 

II - DEUS QUER QUE O LOUVEMOS CONTINUAMENTE

 

1. Nós fomos chamados para frutificar, "O louvor, é o fruto dos lábios...".

 

2. Sem fruto, não podemos permanecer na videira, Jo 15.2, “Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto”.

 

3. É estando em Jesus, que produzimos fruto, Jo 15.4-5, “4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.

 

4. O fruto produz glorificação. Glorificar é louvar, Jo 15.8, “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos”.

 

5. O fruto de nossos lábios, deveria ser só louvor, só adoração, só glorificação ao Senhor.

 

 

III - O LOUVOR TRAZ VITÓRIAS

 

1. Vitória de Josafá sobre Moabe e Amon, 2 Cr 20.

 

2. Paulo e Silas em Filipos, At 16.16sess.

 

3. Era o segredo do poder da Igreja Primitiva, At 2.46-47, “46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

 

 

IV - O LOUVOR EXPRESSA NOSSA GRATIDÃO A DEUS

 

1. Sl 100.1-4, “1 CELEBRAI com júbilo ao SENHOR, todas as terras. 2 Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto. 3 Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. 4 Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.

 

2. 2 Co 2.14, “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento”.

 


CONCLUSÃO:

 

1. Como tem sido a sua vida? Queixosa?

 

2. O oficial cuja esposa queria o divórcio.