VIRGEM DE NOVO?

Extraído da Revista “Unijovem”, nº 69 1T99, por Pr. Sérgio e Magali Leoto, autores do livro “Transar ou Não Transar, Ficar: Beijinho, Beijinho, Tchau, Thau”.

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

INTRODUÇÃO

 

1. Algumas pesquisas mostram que uma grande parcela de Jovens crentes já não são mais virgens. As fortes pressões e a falta de preparo levaram muitos a praticar o ato sexual fora do casamento. Para estes jovens, o que resta é a frustração, a culpa, a sensação de estar longe de Deus. Se você faz parte deste grupo, há uma esperança: Deus deseja perdoá-lo e restaurar sua vida. Para Deus, você pode ser virgem novamente!

 

2. Somos autores do livro “Transar ou Não Transar” e temos viajado por dezenas de Igrejas, em 15 estados brasileiros, falando à moçada que vale a pena esperar para transar na hora certa: após o compromisso do casamento. Nossas palestras contêm alguns pontos básicos como:

 

a) Alertar que, as Igrejas estão falando muito pouco (ou quase nada) sobre a base bíblica do “por que esperar”.

 

b) Lembra que a mídia está dando um excesso de informação, divulgando o lado errado, onde você tem que usar a sensualidade para conseguir o que quer.

 

c) Como conseqüência, muitos jovens crentes, vivem uma vida dupla: “cara de santo” na Igreja, e durante a semana “vivem como o Diabo gosta”.

 

d) A base bíblica sobre a importância da virgindade, Dt 22.20-21, bem como a condenação da fornicação, que é a relação fora do casamento. Em algumas versões bíblicas, fornicação vem traduzida como: impureza, impureza sexual, incontinência, devassidão, prostituição, etc., At 15.29; Ef 5.5; 1 Tm 1.10; Hb 12.16; Ap 21.8.

 

3. Quando chegamos a este ponto das palestras, muitos jovens nos dizem: “por que não me falaram isto antes? Já transei e não sou mais virgem! O que faço agora? Deus não vai me aceitar mais?”.

 

 

I. COMO LIDAR COM A CULPA

 

1. Não importa se você transou apenas uma vez ou já perdeu a conta. O que realmente conta é que, se você desobedeceu a Deus, agora sente o peso da culpa. Seu coração está apertado, você sente-se sujo e tem a impressão de estar a milhares de quilômetros longe de Deus.

 

2. A culpa poder ter duas origens, por isso é preciso identificá-las, para saber como lidar com ela:

 

a) Convicção do Espírito Santo. Um dos papeis do Espírito Santo em nossa vida é convencer-nos de nossos pecados, ou seja, sensibilizar-nos quando tivermos errado para que confessemos, nos arrependamos e abandonemos o erro. Quando há sensibilidade à voz do Espírito Santo, a conseqüência é o perdão restaurador de Deus que traz de volta a paz e a alegria.

 

b) Condenação de Satanás. Sua culpa é grada pela condenação e acusação de Satanás. Segundo Ap 12.10, Satanás é o acusador dos cristãos. Seu papel é tentar fazer-nos questionar o amor e perdão de Deus por nós, ainda que já tenhamos confessado nosso pecado a Deus. Esta culpa gera confusão, frustração, desespero e separação de Deus. Você não consegue se perdoar. A falsa culpa é uma forma de Satanás distanciá-lo de Deus e impedi-lo de desfrutar a alegria e a liberdade que o perdão de Deus nos proporciona.

 

3. Agora que você já identificou qual das culpas tem sufocado sua vida e impedido você de viver a vida abundante que Jesus nos garante, preste atenção: Deus não quer que você continue nesta situação! Ele quer restaurá-lo!

 

 

II. PERDÃO QUE RESTAURA

 

1. Se você está cheio de culpa e ainda não confessou seu pecado preste muita atenção:

 

a) Deus quer que você se arrependa verdadeiramente, At 3.19; 2 Co 7.10. Muitas vezes o diabo vem com sua “conversinha”, dizendo: Arrepender-se do quê? Foi um momento lindo! Uma coisa tão bonita não pode estar errada! Lembre-se: a maioria dos pecados são atraentes e aparentemente bons, MAS NÃO DEIXAM DE SER PECADOS, afastando-nos da presença de Deus, Is 59.1-2 e causando a falta de poder na vida cristã.

 

b) Deus quer a confissão do pecado, 1 Jo 1.9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele (Deus) é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Peça perdão a Deus (ele já sabe do seu pecado, pois nada escapa aos seus olhos) e também à pessoa envolvida, dizendo que agora você compreendeu a amplitude do que fez, e de como desagradou ao Senhor. A passagem diz que ele nos “purifica de toda injustiça”. Sabe o que isto significa? Que você se tornará aos olhos de Deus, virgem novamente. É claro que a moça não recuperar o hímen, e nem o rapaz terá apagado da mente o dia da relação sexual. A diferença é que o Criador dos Céus e da Terra declarará que vocês estão limpos pelo sangue de Jesus.

 

c) Deus quer que você abandone a prática do erro. Pv 28.13, diz: “O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará, mas os que confessa e DEIXA, alcançará misericórdia”. A seqüência de ter se arrependido e confessado, é parar de fazer o que Deus já mostrou que é pecado. Caso contrário é possível que não tenha existido um verdadeiro arrependimento. Jesus disse à mulher adúltera, em Jo 8.11, “...Vai e não peques mais”.

 

4. Deus vai derramar sua maravilhosa graça. Àquele que está verdadeiramente arrependido, o Senhor não apenas lhe dá a certeza do perdão, mas a convicção da sua presença, orientação e graça. Deus quer recuperar os pecadores arrependidos, e não destruí-los. Em Rm 5.20, lemos: “...onde abundou o pecado, superabundou a graça” e em Ef 1.7, “... no qual (Cristo) temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça”. Em 2 Cr 7.14, lemos: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.

 

 

III. LIVRANDO-SE DA FALSA CULPA

 

1. Se você já confessou seu pecado a Deus, mas não consegue “sentir-se” perdoado, você precisa:

 

a) Aceitar o perdão de Deus. Em seu livro, “Perdão Incondicional”, Ron Lee Davis nos orienta a este respeito: “Deus nos assegura que temos o melhor Advogado de defesa do universo: ‘Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo’, 1 Jo 2.1. Quando a culpa de um pecado que você já confessou e do qual se arrependeu, e que já foi perdoado voltar a persegui-lo, reivindique a verdade de 1 Jo 2.1 e carimbe DEVOLVIDO AO REMETENTE sobre essa acusação! Lembre-se, como filho de Deus, você não é culpado - você é perdoado. Deus lhe perdoa e se esquece dele”.

 

b) Perdoar-se. Talvez você não consiga perdoar-se porque acha que o que fez ofendeu demais a Deus. Talvez você pense que precisa pagar pelo que fez e que será castigado. Lembre-se: não importa o que tenha feito, Jesus já pagou na cruz o preço de todos os seus pecados. Tudo que você precisa fazer é encarar seu pecado, reconhecer que errou e aceitar o perdão de Deus. Se você não é capaz de perdoar-se pelo que fez é como se estivesse dizendo a Deus que o sacrifício de Jesus na cruz não é suficiente para apagar o seu pecado; em outras palavras, você está diminuindo seu Deus! Se Deus nos perdoa, quem somos nós para não nos perdoarmos!

 

2. Em Rm 8.1, lemos: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Se você arrependeu-se, confessou seu pecado, não há mais condenação para você!

 

 

IV. NÃO ABUSE DA GRAÇA

 

1. Nestes muitos anos aconselhando jovens aprendemos que, infelizmente, sempre existem aqueles que se acham muito espertos. Eles pensam assim: “Oba, quer dizer que é só pedir perdão para Deus, e ficamos numa boa? Então já sei: vou transar com quem eu quiser e aí, uns seis meses antes de casar, eu peço perdão por atacado e tudo bem!” Você pode enganar seus pais, seus amigos e até o seu pastor, MAS A DEUS, VOCÊ NÃO ENGANA! O mesmo Senhor que acolhe com tanto amor, a quem verdadeiramente se arrepende, é o mesmo que com justiça, julgará os enganadores e impuros. Em Hb 13.4b diz: “porque Deus julgará os impuros e adúlteros”. Quer um conselho? Não tente bancar o “esperto” com Deus. A palavra diz: “Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”, Hb 10.31.

 

2. Caia na real, fique ao lado do time de Deus. Este time passa por dificuldades no campeonato da vida, mas tem a vitória final garantida. Busque agora ao Senhor com todo o seus coração. Ele está disponível e quer transformar você. “Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração”, Jr 29.13.