REGRAS DE VIDA CRISTÃ PARA OS JOVENS

1 PE 2.11-18

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

INTRODUÇÃO:

 

 

1. Jovem, para você andar no centro da vontade de Deus, você precisa caminhar de acordo com algumas regras estabelecidas no texto lido:

 

2. A Palavra de Deus aqui, afirma que somos "forasteiros e peregrinos", que caminhamos para uma terra permanente, Vs. 11. Vejamos quais são as regras estabelecidas:

 

 

I. ABSTER-SE DOS DESEJOS CARNAIS

VS. 11

 

 

1. "abster-se", vem do grego "apecho", que quer dizer: "conservar-se longe", "estar distante de".

 

2. "Paixões Carnais", vem do grego "epithunia", que significa: "anelos", "anseios", "desejos de boa, ou má índole" (neste caso desejos de má índole).

 

3. Pedro diz que devemos fugir destes desejos, pois combatem, guerreiam contra a nossa alma. No moço, tais desejos, são muito fortes. Eles se manifestam no namoro, na lascívia, na prostituição, nas drogas, nos vícios, etc.

 

4. Outros textos:

 

a) Cl 3.5 - "Exterminai as vossas inclinações carnais";

 

b) Rm 8.13 - "Mortificai as obras do corpo";

 

c) Rm 6.12-13 - "Não apresentar os vossos membros como instrumentos de iniqüidade";

 

d) Gl 5.24 - "Crucificaram a carne e suas paixões carnais".

 

 

II. SER EXEMPLO NO MEIO DOS INCRÉDULOS

VS. 12

 

 

1. "Procedimento correto no meio dos gentios". Deus não nos diz para sairmos do mundo, pois é lá que vamos dar nosso testemunho, Jo 17.15 - "Não rogo que os tire do mundo, mas que os guarde do maligno".

 

2. "A luz precisa brilhar nas trevas", Mt 5.13-16, 13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.

 

 

3. A vontade de Deus, é que nós pela prática do bem, calemos os ignorantes e insensatos, Vs. 15. "Calar", significa "amordaçar", "amarrar", "fechar a boca", de modo a não poder emitir qualquer som.

 

 

III. SER SUBMISSO ÀS AUTORIDADES

VS. 13-14

 

 

1. Vivemos a geração dos "cara pintadas", onde a insubmissão dos jovens a todo tipo de autoridade, está insuportável.

 

2. Deus estabeleceu autoridades sobre nós, Rm 13.1sess.. Dentre estas autoridades que precisamos obedecer, estão:

 

a) Governos, Jd 8, E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades”. Ver ainda 2 Pe 2.10, “Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades”.

 

 

b) Pastores, Hb 13.17, Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver”.

 

 

c) Os pais, Ef 6.1-3, “1 VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; 3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”.

 

 

3. As autoridades foram estabelecidas para:

 

a) Castigo dos malfeitores;

 

b) Louvor dos que praticam o bem.

 

 

IV. USAR DE MANEIRA SÁBIA A SUA LIBERDADE

 

 

1. Como crentes, somos totalmente livres, Gl 5.1, 13a, 1 ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. 13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade....”.

 

2. Porém, não devemos usar a liberdade que temos para dar ocasião ao pecado, Gl 5.13b; Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor”. Ver ainda 1 Co 6.12, Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. Ver também 1 Co 8.9, Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos”.

 

 

CONCLUSÃO

 

 

1. Como posso vencer na vida cristã?

 

2. Obedecendo aos princípios estabelecidos por Deus.

 

3. Particularmente no texto visto, temos os seguintes princípios:

 

a) Abster-se dos desejos da carne;

 

b) Ser exemplo de testemunho vivo;

 

c) Ser submisso às autoridades estabelecidas por Deus;

 

d) Usar bem a liberdade que temos.