NECESSIDADES BÁSICAS DE QUALQUER FAMÍLIA

SL 127

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

1 Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. 3 Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. 4 Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. 5 Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta. 1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! 2 Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. 3 Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. 4 Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! 5 O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, 6 vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!

 

 

INTRODUÇÃO

 

1. Durante quarenta dias estivemos envolvidos em jejum e oração. O objetivo principal de nosso jejum nesse período foi a consagração da família. Sabemos que a família corre perigo! Muitos são os males do presente século que tem entrado em nossas famílias provocando destruição. Com oração e jejum objetivamos estabelecer uma barreira de proteção, onde nossas famílias possam ser abençoadas pelo Senhor.

 

2. Hoje estamos celebrando a vitória! Cremos que nossos objetivos foram alcançados. Resta-nos, porém, estabelecer metas para que os objetivos alcançados possam perdurar. Diante disso quero falar sobre algumas necessidades básicas de nossa família que precisam ser supridas a qualquer custo.

 

3. São elas:

 

 

I. NECESSIDADE DE AMOR

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine”, 1Co 13.1.

 

1. Minha família, em relação ao amor, numa lista de prioridades, ocupa o segundo lugar. Primeiro devo amar a Deus – “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento”, Lc 10.27. Porém, a minha família, depois de Deus, deve ser amada com toda intensidade! Se entendemos que o amor ágape é o amor “cuidado”, veja o que Paulo nos recomenda: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente”, 1Tm 5.8.

 

2. Entendemos que:

 

a) Amor é a manifestação da graça de Deus, “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”, Rm 5.8.

 

b) Amor é uma decisão diária e constante, “7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”, 1Jo 4.7-8.

 

 

II. NECESSIDADE DE COMUNICAÇÃO

 

1. Jamais estaremos livres do desentendimento familiar! Vários conflitos podem surgir: Uma palavra mal colocada, uma ação impensada, um olhar diferente, entre outras coisas. Daí podem surgir mágoas, ressentimentos, o que pode provocar a interrupção da comunicação entre os membros da família. Outras coisas que dificultam a comunicação na família decorrem da falta de tempo no mundo corrido em que vivemos, além do trabalho exaustivo, faculdade, mãe trabalhando fora, televisão.

 

2. Porém, precisamos arranjar tempo, a qualquer custo para que haja comunicação em nossa casa:

 

a) A Comunicação inclui o ouvir, “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”, Tg 1.19.

 

b) A Comunicação envolve certa perspectiva, “Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha”, Pv 18.13. A sensatez é uma grande virtude!

 

c) A Comunicação precisa de palavra, “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes”, Ec 5.4.

 

 

III. NECESSIDADE DE DEUS

“Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus”, Sl 42.1.

 

a) Deus deve estar no controle da casa. Deus age em todas as situações para o bem em família. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”, Rm 8.28.

 

b) Deus quer o melhor para minha família,31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”, Rm 8.31, 37.

 

 

CONCLUSÃO

 

- Sua família é importante para você?

 

- Você tem gasto tempo com sua família?

 

- Não esqueça, o maior bem que possuímos na terra é a nossa família!

 

- “O que perturba a sua casa herda o vento”, Pv 11.29.

 

- Seja uma bênção para sua família!