Jesus se importa com a sua família

por Pr. Júlio César Bueno de Oliveira

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

Existem muitas piadas com relação à família.

* Se casamento fosse bom não precisava de testemunha.

* Como se chama o relacionamento em que as pessoas querem se devorar.

Vivemos numa época que vemos a família fragmentada, e muito atacado pela mídia.

40% dos casamentos acabam em divórcio e a instituição familiar encontra-se frágil e abalada.

Muitos de nós também já deixamos de acreditar na família como sendo uma instituição divina, estável e para toda a vida.

Pessoas se casam já pensando na possibilidade do divórcio, e qualquer vento mais forte acaba levando o casal optar por este caminho mais fácil.

Hoje quero retirar das Escrituras algumas lições à cerca do casamento, lições estas que espero que não fiquem apenas como recordação gravada numa fita VHS, e que com o tempo não será mais assistida com tanta freqüência.

O evento ao qual vou me referir era uma festa, como a festa que está iniciando-se hoje.

As Bodas de Caná. Foi aonde Jesus realizou o seu primeiro milagre narrado nas Escrituras.

 

JESUS SE IMPORTA COM A SUA FAMÍLIA



"1 No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava ali; 2 Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento. 3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. 4 Respondeu Jesus: Que temos nós em comum, mulher? Minha hora ainda não chegou. 5 Sua mãe disse aos serviçais: Façam tudo o que ele lhes mandar. 6 Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabiam entre oitenta e cento e vinte litros. 7 Disse Jesus aos serviçais: Encham os potes com água. E os encheram até a borda. 8 Então lhes disse: Agora, levem um pouco ao encarregado da festa. Eles assim fizeram, 9 e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo 10 e disse: Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora. 11 Este sinal miraculoso, em Caná da Galileia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele".

 

JESUS SE IMPORTA COM A SUA FAMÍLIA

Então:

 

I. Convide Jesus para fazer parte dela

V. 2 "Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento".

O relacionamento com duas pessoas onde a educação, cosmovisão e valores pessoais são totalmente diferentes a probabilidade de dificuldades surgirem em meio a esta diversidades de fatores são inevitáveis.

Se Jesus não participar desta união, a possibilidade desta união fracassar é realmente grande.

 

II. Não se enganem, pois vocês também enfrentarão problemas

V. 3 "Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse:" Eles não têm mais vinho".

95% dos casamentos tem dificuldades, os outros 5% são mentirosos...
Tenham certeza que no decorrer desta caminhada, muitos problemas irão acontecer, revezes, intrigas, falta de dinheiro, excesso dele, problemas de saúde, desgaste natural do relacionamento, etc... E muitas vezes o relacionamento ficará fragilizado, como se vocês recebessem um gancho de direita do Popó.

O sofrimento é inerente a existência humana.

Problemas acontecem com pessoas boas.

 

III. Esteja pronto para ouvir a Sua voz

Vs. 5-8 "5 Sua mãe disse aos serviçais: Façam tudo o que ele lhes mandar .6 Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabiam entre oitenta e cento e vinte litros. 7 Disse Jesus aos serviçais: Encham os potes com água. E os encheram até a borda. 8 Então lhes disse: Agora, levem um pouco ao encarregado da festa. Eles assim fizeram".


Em meio às crises, procurem ouvir a voz do Senhor, e obedecer as suas ordens, deixe que Jesus assuma o comando das suas vidas, entreguem a ele o comando e deixem que Ele conduza vocês ao porto seguro da Sua vontade.

 

IV. Creia que Jesus age no sobrenatural

v. 9 "E o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo".

Se vocês não acreditarem na ação sobrenatural do Senhor, a fé seria somente contemplativa, uma fé de vitrine, más sabemos que é muito mais que isto, pois cremos num Deus que faz " infinitamente mais do que tudo o que pensamos."

Cremos num Deus que interage, num Deus que intervém, num Deus que se revela poderosamente.

 

V. Alegrem-se, pois Jesus trás a alegria de volta

V. 10 "e disse: "Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora".

Assim como a alegria retornou naquela festa de casamento, assim Deus pode restaurar as maiores feridas, curar relacionamentos, fazer brotar novamente o amor, respeito, admiração, atração física.

Aquela festa teria acabado naqueles momentos se Jesus não estivesse presente, as pessoas teriam ido embora, o lugar ficaria vazio, os noivos não teriam desfrutado da companhia dos seus convidados e pessoas queridas, a música teria silenciado, as lembranças seriam marcadas pela falta do vinho, mas por que Jesus se importa tanto com a sua família, pois ele mesmo foi quem criou esta instituição, você precisam então:

1. Convidar Jesus para fazer parte da vida de vocês. (Convide Jesus para participar da SUA VIDA)

2. Saber que vocês passarão por problemas. (VOCÊ enfrentará problemas)


3. Estejam prontos para ouvir a voz de Jesus. (Ouça a Voz de Jesus)


4. Crer que Jesus age no sobrenatural.


5. Alegrarem-se, pois Deus trás a alegria de volta.