ENSINO DOS FILHOS

PV 22.6

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

1. A palavra hebraica para "ensino", está relacionada ao interior da boca, as gengivas, o palato, ou o céu da boca. Se refere ao freio colocado na boca dos animais chucros. Tiago fala sobre o uso dos freios, Tg 3.3.

2. É necessário treinar, trazer a criança sob sujeição de modo que ela obedeça e mude toda a sua orientação. Isto significa desviar-se de seus maus caminhos, de seus caminhos pecaminosos, egoístas, para seguir obedientemente a Jesus: "COMO PODEMOS ENSINAR A CRIANÇA?":

 

I - DEVEMOS ENSINÁ-LA A OBEDECER ORDENS

1. Quando damos uma ordem ao filho, devemos aguardar o retorno. Empregados do banco que perdiam o emprego, porque não queriam cumprir ordens.

2. Devemos lembrar que sempre estamos subordinados a alguém.

 

II - DEVEMOS ENSINÁ-LA A DIFERENÇA ENTRE O CERTO E O ERRADO

1. Ao nascer uma criança, ela não sabe o que é certo e o que é errado:

a. É preciso ensiná-lo que Deus não aprova o roubo, a mentira, a violência, etc. Um ponto interessante, é fazê-lo refletir, saber o erro. Exemplo - devolver o objeto roubado, pedir perdão por maltratar o irmãozinho, e o coleguinha. Deve-se evitar a expressão: "Faça porque eu mando", mas ensiná-lo porque deve fazer daquele jeito. Usar o método brusco, só em último caso.

b. É preciso mostrar-lhe que Deus se agrada de nós quanto praticamos algo bom. O respeito aos mais velhos, ao papai e à mamãe, obediência nas tarefas. Deve-se usar a técnica "esclarecimento de valores", fazendo a pergunta: "O que foi que você fez e disse hoje, com o que Deus tenha ficado satisfeito?". Devemos incentivar os atos bons e desmerecer os atos maus.

c. Não tolere malcriação. Uma criança malcriada, não respeitará autoridade, nem terá um espírito submisso. Quando nosso filho pronuncia aquele primeiro não, devemos iniciar um treinamento intensivo, determinando em que direção ele deve seguir. Note o verbo hebraico traduzido por ensinar, que significa "controlar a boca, para poder conseguir controlar o corpo todo". Veja o que Jesus fala sobre a boca, Mt 12.34; 15.18. Devemos lembrar que a criança já nasceu com a natureza do pecado, Sl 51.5.

d. Ensine seu filho a não ser antipático. Devemos estar alerta ao tipo de comportamento que estamos ensinando aos nosso filhos. Exemplo: A criança pode pedir algo num tom de voz natural, mas não recebe resposta da mãe por estar ocupada. A voz da criança sobe de volume estridentemente e a mãe presta atenção. Esta mãe acabou de ensinar a criança a "ganhar no grito", que levará certamente a criança a um comportamento antipático. Um exemplo disto está na criança que chora para se ter o que quer.

e. Aprenda a dizer "não". ao seu filho. Dê as diretrizes a serem seguidas e não volte atrás. Ele precisa sentir que temos pulso firme nas decisões. Em comum ela dizer: "Todo mundo faz e eu não faço".

f. Devemos ensiná-lo a respeitar os direitos dos outros. Cada pessoa tem suas coisas, sua vez de falar, nosso filho deve saber e respeitar isto. Exemplo: Aquele brinquedo é do Joãozinho e não seu. Outro exemplo, são os filhos que entram no meio da conversa dos pais.

 

CONCLUSÃO:

1. Ensinar não é simplesmente criar. Mas formar a criança nos caminhos do Senhor.

2. Devemos ser rigorosos no ensino para podermos receber a promessa de Deus: "Enquanto for velho, não se desviará dele".

3. Muitos pais lastimam: "Não sei por que meu filho ficou assim, eu o levei desde criança para a Igreja e foi criado na Escola Dominical?".