COMPORTAMENTO DA MULHER CRENTE

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

1 Pd 3.1-6, "1 Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; 2 Considerando a vossa vida casta, em temor. 3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; 4 Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. 5 Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; 6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto 7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações."

 

INTRODUÇÃO:

1. Vivemos dias difíceis, para a mulher cristã, que muitas vezes, torna-se obrigada não somente a cuidar de seu lar, mas também de arregaçar as mangas indo para a luta num serviço secular, para ajudar seu marido, no sustento de sua família.

2. Em virtude destas pressões de uma vida dupla, a dona de casa e a mulher funcionária, comerciante, empresária, a mulher perde a visão para a qual Deus a chamou. Acima de qualquer vocação, sabemos que a mulher foi chamada por Deus para ser "esposa" e "mãe". Só estas duas tarefas já são suficientes para desgastar qualquer mulher.

3. Porém, mesmo vivendo sobre este aperto social, a mulher crente pode ser um exemplo que edifica seu lar, esposo e filhos. No texto da Palavra de Deus que lemos, temos algumas virtudes que a mulher crente deve cultivar para ser bem sucedida diante de Deus e de seu lar. VAMOS VER NESTA NOITE, ALGUMAS VIRTUDES DA MULHER CRISTÃ:

 

I - SUJEIÇÃO PARA CONQUISTAR SEU MARIDO NÃO CRENTE, VS. 1

1. Muitos lares são dilacerados em razão da insubmissão de certas mulheres, criando um clima de tensão envolvendo todos os membros daquela família, trazendo um desgaste com vastas proporções dentro do lar.

2. Para evitar estas tensões, é necessário que a mulher crente saiba definir seu papel dentro do lar. Alguns pontos sobre a sujeição:

a. Sujeição - um mandamento bíblico

Ef 5.22, "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor". A sujeição da mulher deve ser equiparada à sujeição que ela tributa ao Senhor.

Ef 5.24, "De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos". A sujeição envolve todas as coisas.

Cl 3.18, "Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor". A sujeição convém ao Senhor.

b. Sujeição com testemunho - mais poder de conquista, do que meras palavras

Tt 2.5, "A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada". A mulher que anda em sujeição eleva o valor da Palavra de Deus.

Mt 5.14-16, "14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus".

 

II - VIDA PAUTADA PELO "TEMOR DO SENHOR", VS. 2

1. Vivemos dias em que nem mesmo dos considerados filhos de Deus estão vivendo no temor do Senhor, uma vez que vivem uma vida onde os valores da Palavra de Deus são desrespeitados e até mesmo desacreditados. Deus é mais um ajudante, um oficial a nosso favor, um tipo de "duende", ou "fada madrinha", que é obrigado a cumprir nossos desejos.

2. Vivemos na época da "Teologia da Reivindicação", onde reivindicamos o que queremos e Deus é obrigado a "correr rapidamente", para nos conceder o que queremos. Quando Deus não faz o que nós queremos a culpa está no homem que não teve fé suficiente para "encostar Deus na parede".

3. Em tudo isto nós vemos o desrespeito à pessoa de Deus. Há uma grande falta de temor a Deus e à sua Palavra. A mulher crente deve buscar o "Temor do Senhor" para ser abençoada. Alguns pontos podemos ver aqui:

a. O temor do Senhor nos traz sabedoria

Pv 1.7, "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução".

Pv 1.29, "Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor".

b. O Temor do Senhor prolonga a vida

Pv 10.27, "O temor do Senhor aumenta os dias, mas os perversos terão os anos da vida abreviados".

Pv 14.27, "O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte".

c. O Temor do Senhor traz confiança e refúgio para seus filhos

Pv 14.26, "No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos".

d. O Temor do Senhor nos desvia do pecado

Pv 16.6, "Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado".

 

III - VALORIZAÇÃO DA BELEZA INTERIOR EM DETRIMENTO DA BELEZA EXTERIOR, VS. 3-6

1. Muitas mulheres pensam que podem conquistar seus maridos através da aparência física, com uma busca desenfreada a cabeleireiros, salões de beleza, banho de boutiques, etc. Não estamos dizendo que as irmãs não devam cuidar da aparência física, ou que sejam desleixadas!

2. Porém, olhando para o texto da Palavra de Deus, podemos ver que acima da aparência física está a aparência interior. Você estará conquistando seu marido quando estiver disposta a observar princípios da Palavra de Deus, no que tange a obediência e sujeição ao esposo.

3. O principal adorno, no dizer de Pedro é "um espírito manso e quieto", ou seja dona de uma atitude interior louvável, assim como era Sara, em seu relacionamento com Abraão, seu esposo. Duas coisas aqui são importantes, como qualidades espirituais:

a. Espírito manso. Ser manso, significa ser "gentil", "educado", "nobre". A mansidão é uma das características marcantes de um filho de Deus. Jesus fala dela em Mt 5.5, "Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra". No dizer de Jesus os mansos são "bem-aventurados" e herdarão a terra.

b. Espírito tranqüilo. Trata-se de uma qualidade daquela mulher que não é resmungona nem rixenta. A mulher crente deve mostrar-se autoconfiante e temperada. Veja o que o escritor de Provérbios fala: "É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça", Pv 21.19.

4. Para Pedro a mulher que possui um "espírito manso e tranqüilo", torna-se "preciosa diante de Deus". Numa outra expressão, "é de grande valor para Deus". A pergunta que faço a querida irmã é a seguinte: Você quer ser de grande valor para Deus?

 

CONCLUSÃO:

1. Vimos neste trecho da Palavra de Deus Algumas virtudes de uma mulher que agrada a Deus:

a. Sujeição ao seu esposo. Esta virtude é uma bomba atômica para conquistar o marido não crente.

b. Vida no "temor do Senhor". Traz crescimento na vida espiritual e relacionamento com marido e filhos.

c. Beleza interior. A mulher que possui "espirito manso e tranquilo", torna-se "agradável a Deus", e consequentemente será bem sucedida dentro do seu lar.

2. Com esta visão, podemos dizer que como esposa e mãe crente, a imã tem uma responsabilidade na condução de seu lar, como um serva de Deus. Seu lar será abençoado na medida em que a irmã observar estes princípios.