SACERDÓCIO

MMI (Mariage Ministries International - Ministério Internacional de Casamentos)

 

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

1) O SACERDÓCIO COMEÇA NO LAR

 

 

a) Antes de ser sacerdote na igreja, o homem tem que ser sacerdote na sua própria casa - 1 Tm 3:2-5, “2 É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; 4 que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito”.

b) Não é porque vai governar a igreja que o bispo tem que ter um bom lar, mas justamente o contrário.

c) O homem tem que ser o pastor do seu lar; isto é requisito não só para quem ingressa no ministério, mas é exemplo de vida cristã – Tt 1:6, “alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, tendo filhos crentes que não sejam acusados de dissolução, nem sejam desobedientes”.

d) No caso da mulher cujo marido não é convertido, ela deve assumir a posição de sacerdotiza sobre os filhos, porém não sobre seu marido – At 16:1, “Chegou também a Derbe e Listra. E eis que estava ali certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego”. Ver ainda 2 Tm 1:1-5, “1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, 2 a Timóteo, amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus nosso Senhor. 3 Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço menção de ti em minhas súplicas de noite e de dia; 4 e, recordando-me das tuas lágrimas, desejo muito ver-te, para me encher de gozo; 5 trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti”. Ver também 1 Tm 2:12, “Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio”.

 

 

2) ORANDO JUNTOS

 

 

a) Quando o casal ora junto, goza de princípios operando em seu favor que orando sozinho não se experimentava – Mt 18:19, “Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus”.

b) Ao orar junto, o casal aumenta seu "poder de fogo" contra o inimigo – Dt 32:30, “Como poderia um só perseguir mil, e dois fazer rugir dez mil, se a sua Rocha não os vendera, e o Senhor não os entregara?”.

c) A Bíblia mostra que deve haver sintonia natural e espiritual entre o casal. Desentendimentos vão roubar deles o poder de unidade nas orações, que por sua vez serão impedidas - 1 Pe 3:7, “Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações”.

d) A "correria" é um dos maiores inimigos deste tempo de oração que o casal deve ter junto.

e) Não deve haver vergonha ou críticas quanto à forma de cada um orar. A intimidade espiritual precisa ser desenvolvida da mesma forma que a física e emocional.

 

 

3) FLUINDO NO ESPÍRITO

 

 

a) Somos chamados a viver uma vida no Espírito – Gl 5:16, 17, 25, “16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”.

b) Não devemos depender de nosso próprio esforço e sim do Espírito Santo agindo em nossas vidas – Zc 4:6, “Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos”.

c) Quando nos deixamos ser guiados pelo Espírito, evitamos erros – Rm 8:14, “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”.

d) Procure ouvir de Deus em cada área de sua vida e toda a família será abençoada.

 

 

4) O CULTO DOMÉSTICO

 

 

a) Exercer o sacerdócio no lar não requer um horário específico ou dia marcado, é atividade a ser exercida sempre, em diferentes situações. Mas a prática de um culto em família auxilia muito.

b) Devemos desenvolver o hábito de cultuar/buscar a Deus em família - 2 Cr 20:13, “E todo o Judá estava em pé diante do Senhor, como também os seus pequeninos, as suas mulheres, e os seus filhos”. Ver ainda Ne 12:43, “Naquele dia ofereceram grandes sacrifícios, e se alegraram, pois Deus lhes dera motivo de grande alegria; também as mulheres e as crianças se alegraram, de modo que o júbilo de Jerusalém se fez ouvir longe”. Ver também Lc 2:41-43, “41 Ora, seus pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da páscoa. 42 Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa; 43 e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais”.