CASAMENTO

ML 2.14

 

José Antônio Corrêa

 

I. AO CASAL E AOS CONVIDADOS: O Rito matrimonial é o primeiro e mais antigo rito do mundo. Foi celebrado no começo perante o criador, sendo Ele ao mesmo tempo Ministro, Convidado e Testemunha, e o que foi antes é também agora. O Matrimônio nunca deixou de existir, pois sobreviveu ao Paraíso e tem sido mantido até hoje pelo próprio Deus, muito embora a sociedade tem procurado destruí-lo através do divórcio e outras armas perniciosas e contrárias a vontade soberana de Deus. A família ajustada, sempre foi, e sempre será o futuro de nossa sociedade, e destruí-la, é destruir o próprio homem. Por esta razão, o casamento deve ser uma união permanente, enquanto vivermos neste mundo. "O que Deus ajuntou, não separe o homem".

 

INTRODUÇÃO:

1. Que tipo de casamento Deus deseja para seus filhos? A Palavra de Deus no verso lido aponta para o casamento como uma relação de Aliança.

2. Uma aliança, envolve um pacto, um acordo entre duas partes. Exemplo - "Aliança Abraâmica", Gn 17.1-14.

3. Dentro de uma aliança, o casamento envolve deveres e obrigações para ambos, o homem e a mulher.

 

I - DEVER DO MARIDO PARA COM SUA MULHER

1. Respeitá-la, I Pe 3.7, "Maridos, vós igualmente, vivei a vida comum no lar, com discernimento e tendo consideração para com vossa mulher como parte mais frágil. Tratai-a com dignidade, pois sois juntamente herdeiros da mesma graça da vida, para que não sejam interrompidas as vossas orações".

2. Amá-la, Ef. 5.25, "Maridos, amai vossas mulheres como Cristo amou sua Igreja e a si mesmo se entregou por ela...", Cl 3.29.

3. Considerá-la Como a Si Mesmo, Mt 19.5, "Por esta causa deixará o varão o seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne".

4. Ser-lhe Fiel, Ml 2.15, "... Ninguém seja infiel com a mulher da sua mocidade".

5. Não Abandoná-la, Mt 19.3-9.

6. O homem que não cumpre estes deveres está ferindo a relação de Aliança entre ele e sua mulher, na presença de Deus.

 

II - DEVER DA MULHER PARA COM SEU MARIDO

1. Ser-lhe Submissa, Ef 5.22, "As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos como ao Senhor", Cl 3.18.

2. Amá-lo, Tt 2.3-4, As mulheres idosas deveriam instruir as mais novas a "amarem seus maridos e a seus filhos".

3. Não Abandoná-lo, 1 Co 7.10, "Aos casados, ordeno não eu, mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido", Rm 7.2, "Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive, mas se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal".

4. Respeitá-la, 1 Pe 3.1, "Mulheres, sede vós, igualmente submissas a vossos próprios maridos, para que se alguns deles ainda não obedecem à Palavra, sejam ganhos, sem palavra alguma, por meio do procedimento de suas esposas".

 

CONCLUSÃO

1. Se o casamento envolve uma relação de aliança entre marido e mulher, logo, entendemos que os termos desta aliança devem ser observados.

2. Como vimos, há deveres para os dois lados:

a. Para o marido,

b. Para a Mulher.

 

CERIMÔNIA

 

I. AO NOIVO: __________ Você recebe a __________ como tua legítima esposa? Promete, diante de Deus e destas testemunhas, cuidar dela, amá-la, defendê-la, e ser-lhe um esposo fiel e verdadeiro, enquanto Deus te conceder vida?

 

II. À NOIVA: ___________ Você recebe ao ___________ como teu legítimo esposo? Prometes diante de Deus e destas testemunhas, unir-te a ele por toda a vida, em qualquer circunstância, e ser-lhe uma esposa fiel e amorosa, até que a morte os separe?

 

III. ENTREGA DAS ALIANÇAS: Este aro, construído com o mais precioso metal, representa o Pacto que hoje vocês fazem, de viverem um para o outro. sendo ele um círculo, não apresenta fim, representado a união que vocês se propõem a ter a partir de hoje e até que a morte os separe.

IV. PRONUNCIAMENTO: Em nome de Jesus Cristo, e diante destas testemunhas, eu ministro de Deus e de sua Palavra, os declaro marido e mulher.

V. ORAÇÃO.