PERDÃO

MMI (Mariage Ministries International - Ministério Internacional de Casamentos)

 

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

 

1) COMPREENDENDO O PERDÃO

 

 

a) Devemos perdoar como Deus nos perdoou: Ef, 4:32, “Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. Ver ainda Mt 18:21-35.

b) Não há limite de vezes para perdoar: Mt 18:22, “Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete”.

c) Devemos perdoar mesmo que a pessoa não peça perdão: Mt 5:23-24, “23 Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta”.

 

 

2) CONSEQÜÊNCIAS DA FALTA DE PERDÃO

 

 

a) Se não perdoarmos, Deus não nos perdoará: Mt 6:14,15, “14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15 se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas”.

b) Quem não perdoa fica espiritualmente preso: Mt 5:25, “Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão”. Ver ainda Mt 18:34, “E, indignado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia”.

c) A falta de perdão dá vantagem ao diabo: 2 Co 2:10,11, “10 E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; pois, o que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não leve vantagem sobre nós; 11 porque não ignoramos as suas maquinações”.

d) Não resolve a mágoa e ainda piora situação.

 

 

3) LIBERANDO O PERDÃO

 

 

a) O perdão não é um sentimento, é uma decisão e também uma atitude de fé.

b) O perdão deve ser continuamente renovado.

c) Precisamos ver nossos ofensores como vítimas: Lc 23:34, “Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem. Então repartiram as vestes dele, deitando sortes sobre elas”. Ver ainda At 7:60, “E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte”.

d) Devemos nos tornar "mensageiros" do perdão: Mt 5:9, “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”.

 

 

4) TRATANDO COM O PASSADO

 

 

a) Deus apagou nosso passado – Rm 8:1, “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Ver ainda  2 Co 5:17, “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

b) Mas muitos pecados deixam conseqüências - 2 Sm 12:9-14, “9 Por que desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, mataste à espada, e a sua mulher tomaste para ser tua mulher; sim, a ele mataste com a espada dos amonitas. 10 Agora, pois, a espada jamais se apartará da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. 11 Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres à luz deste sol. 12 Pois tu o fizeste em oculto; mas eu farei este negócio perante todo o Israel e à luz do sol. 13 Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Tornou Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morreras. 14 Todavia, porquanto com este feito deste lugar a que os inimigos do Senhor blasfemem, o filho que te nasceu certamente morrerá”.

c) Importância de ser "transparente" quanto ao que já ocorreu.

d) Não renovar a questão - "águas passadas não voltam mais" – Pv 17:9, “O que perdoa a transgressão busca a amizade; mas o que renova a questão, afastam amigos íntimos”.

 

 

5) TRATANDO COM AS DECEPÇÕES DO PRESENTE

 

 

a) Ferimos nosso cônjuge de forma ativa e passiva.

b) Os ferimos naquilo em que sabemos que erramos com eles

c) Os ferimos em não atingir suas expectativas

d) Devemos rever nossas expectativas. O que está "ao alcance" e o que deve ser abandonado por não passar de fantasia.