CASADOS E SOLTEIROS UNIDOS EM AMOR FRATERNAL

1 CO 7

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

INTRODUÇÃO:

1. Quando Paulo escreveu 1 Coríntios, ele não estava casado, o que fez com que muitos estudiosos da Bíblia levassem a questão instigante, se Paulo era solteiro, ou viúvo.

2. Contudo devemos notar que pelos argumentos de Paulo, ele é alguém que conhecia o casamento com uma boa sobra de experiência.

 

I - PROBLEMA NÚMERO UM: SEXO É PECADO

1. É evidente que o problema aqui começou com os celibatários inveterados. Para estes cristãos, o sexo é algo mal de que todo cristão espiritual devia fugir (concepção filosófica dualista dos gregos antigos), que ensinavam que as coisas materiais eram más e as espirituais boas.

2. Eles pesavam realmente que o corpo humano era o lado baixo e pecaminoso de homens e mulheres e que suas almas eram puras e por esta razão os crentes não poderiam deixar-se atrair pelo sexo, um dos prazeres do corpo.

3. Na sua opinião, quem era solteiro, não deveria se casar, e os que já estivessem casados deveriam fazer o "voto fraternal", e viver em conjunto como irmãos e não como casados.

 

II - PROBLEMA NÚMERO DOIS: SER SOLTEIRO É PECADO

1. Por outro lado, os crentes judeus, atacavam a idéia de que o sexo é pecado. A possibilidade de alguém ficar sem casar, para os judeus, era tão remota, que no V.T. não aparece a palavra solteiro.

2. Para os judeus, a vida incluía não só o casamento, como também a criação de filhos, a tal ponto que a esterilidade era considerada uma maldição de Deus. (Sara, Ana, Raquel, etc.).

3. Na opinião deste grupo, o pecado era "não se casar".

4. A confusão era tão grande, que levava determinados crentes a posições absurdas, como por exemplo, o crente quando casado com um incrédulo, muitas vezes abandonava seu cônjuge, sem qualquer motivo aparente.

 

III - O PRINCÍPIO: O QUE É BÁSICO NO CASAMENTO CRISTÃO- QUATRO ASPECTOS

1. A Pureza do Casamento, 1 Co 7.1-9. Paulo começa mostrando que no cristianismo, há tanto espaço para o celibato, como para o casamento:

a. Primeiramente ele diz: "É bom que o homem não se case", Vs. 1, o que o coloca do lado dos celibatários,

b. Porém logo acrescenta: "Porém, porque existe tanta imoralidade, cada homem deve ter a sua própria mulher e cada mulher o seu próprio marido", isto o coloca do lado dos casados,

c. O sexo é puro e tem o seu lagar no casamento. Mesmo, Paulo mostrando sua preferência por ficar solteiro, ele disse que o caminho normal de qualquer pessoa que não tem o dom de ficar solteiro, é o casamento, 1 Co 7.9.

d. Sem o casamento, ninguém tem o direito ao sexo. O casamento dá aos homens e mulheres este direito. Contudo, devemos atentar para a responsabilidade solene: "Os votos do casamento, implicam no marido e na mulher a perda do direito sobre o seu corpo, para compartilhá-lo completamente com seu companheiro", 1 Co 7.4.

e. Desde que a prática do sexo seja dentro dos princípios da Palavra de Deus, não é algo sujo. esta idéia de que o sexo é sujo, já arruinou muitos casamentos.

f. O celibato, não é superior ao casamento, apesar de ter algumas vantagens práticas. Nem o celibato, nem o casamento tem influência sobre o nível espiritual da pessoa. Há crentes solteiros espirituais e carnais, assim como há crentes casados tanto carnais, como espirituais.

2. A Duração do Casamento, 1 Co 7.l0-11.

a. Não há dúvidas de que o ideal no casamento, é que os dois sejam crentes, porém, torna-se difícil esta prática, quando alguém já casado se converte.

b. Quando duas pessoas assumem o compromisso de viverem juntas, para fundar um lar, elas são para Deus, marido e mulher e não importa se são crentes, ou não, o que não daria o direito do crente casado abandonar sua mulher, e vice versa, em razão do outro não ser crente.

c. Deus quer que os casamentos durem até o fim da vida. Não importa quem sejam as pessoas. Jesus falou dos laços matrimoniais nos seguintes termos: "O que ajuntou Deus, não separe o homem", Mc 10.9.

d. Em que ponto fica aqui o divórcio de crentes? Apesar do divórcio ser permitido, Mc 1, não significa que não seja pecado.

e. E um novo casamento? A situação tornar-se mais difícil, uma vez que a Palavra de Deus, apesar de dar margem para o divórcio, não permite de forma alguma um novo casamento.

3. O Poder do Casamento, 1 Co 7.12-16.

a. Em vez de deixar sua família, os crentes deveriam sempre estar se esforçando para conquistar seus ente queridos para o Senhor. Quando a fé entra num lar pagão, ela deve ser a fonte de novas bênçãos e não de novas desavenças.

b. Em certa forma, a esposa, ou o marido não crente, é trazido para mais perto de Deus, por viver com um crente na mesma casa, 1 Cor 7.14. O casamento pode ser um instrumento poderoso de Deus para salvar vidas. Isto muda de cultura para cultura. Em muitas culturas o homem é o líder inconteste do lar. Quando este se converte, o resto da família, normalmente o segue em pouco tempo. Vejamos três exemplos:

a. O Carcereiro de Filipos, At 16.31, "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu a e tua casa",

b. Em 1 Pe 3.1-2, lemos a atitude amorosa de uma esposa cristã, pode fazer muito mais efeito do que qualquer número de palavras,

c. Filhos que tem um ou dois pais crentes tem uma vantagem muito grande sobre os que se criam em lares não crentes, 1 Co 7.14. Isto não quer dizer que o fato dos pais serem crentes, que os filhos serão crentes automaticamente.

4. O Privilégio da Castidade, 1 Co 7.17-40:

a. Em alguns casos, Deus concede o Dom de Celibato, 1 Co 7.7. Se é dom, entendemos que seja do espírito Santo. Não devemos achar nada de errado, um crente, ou uma crente solteirões. Uma pessoa casada, "cuida das coisas do Senhor". Um homem casado, precisa se preocupar com assuntos deste mundo, porque quer agradar sua esposa e isto o puxa em duas direções opostas, 1 Co 7.32. Do mesmo modo, as mulheres, 1 Co 7.34.

b. Será que isto quer dizer que a Igreja Católica, está certa em exigir o celibato dos sacerdotes e freiras? O próprio fato de Pedro ser casado, os deixa em uma situação desconfortável. Vejamos a afirmação de Paulo em 1 Tm 3.2-5, "O bispo seja,... esposo de uma só mulher,... e governe bem sua casa...".

 

IV - CINCO APLICAÇÕES PRÁTICAS:

1. Levar o Dom do Celibato à sério, para aqueles que possuem este dom, 1 Co 7.8.

2. Se você não tem o Dom do Celibato, case-se. Se não o fizer, logo você vai ter problemas, 1 Co 7.2. Isto não quer dizer que você deve casar-se com a primeira pessoa que lhe apareça. Deixe a escolha para Deus.

3. Se você está para se casar, certifique-se de que seu marido, ou esposa seja crente. Paulo diz que as viúvas que querem casar, devem casar-se no Senhor, 1 Co 7.39.

4. Se você está casado com um incrédulo, faça todos os esforços necessários para manter o casamento. Honre seus votos matrimoniais. É muito provável que você ganhe sua esposa, ou seu marido para Cristo, 1 Co 7.16.

5. Você deve ter a consciência do dever que tem para com seu cônjuge, 1 Co 7.4.