ALIANÇA

MMI (Mariage Ministries International - Ministério Internacional de Casamentos)

 

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

 

O conceito de aliança já quase não existe hoje. Nossa sociedade vive apenas de contratos (rescindíveis), dos negócios ao casamento! Mas a Palavra de Deus nos apresenta uma visão diferente sobre o casamento: é o conceito de aliança.

 

 

1) O QUE É ALIANÇA

 

 

a) Conceitos:

• mistura de vida

• lealdade até a morte

b) Elementos essenciais à aliança:

juramentosHb 6:13-17, “13 Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha outro maior por quem jurar, jurou por si mesmo, 14 dizendo: Certamente te abençoarei, e grandemente te multiplicarei. 15 E assim, tendo Abraão esperado com paciência, alcançou a promessa. 16 Pois os homens juram por quem é maior do que eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda contenda. 17 assim que, querendo Deus mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu conselho, se interpôs com juramento, (Sl 15:4; Ec 5:4,5; Mt.5:37)

condições - (Em todo o tempo e situações, até a morte)

seloGn 21:27, “Tomou, pois, Abraão ovelhas e bois, e os deu a Abimeleque; assim fizeram entre, si um pacto”. Ver ainda 1Sm 18:3,4, “3 Então Jônatas fez um pacto com Davi, porque o amava como à sua própria vida. 4 E Jônatas se despojou da capa que vestia, e a deu a Davi, como também a sua armadura, e até mesmo a sua espada, o seu arco e o seu cinto”.

• testemunhasRt 4:9,10, “9 Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que comprei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom, da mão de Noemi, 10 e de que também tomei por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido na sua herança, para que a nome dele não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas”. Ver ainda Ml 2:14, “Todavia perguntais: Por quê? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança”.

 

 

2) UM DEUS DE ALIANÇAS

 

 

a) Deus usou o mais elevado compromisso existente entre os homens como um meio de firmar o seu compromisso conosco.

b) Deus fez alianças – Ef 2:11-13, “13 Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. 14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade”.

c) As alianças divinas são inquebráveis – Is 54:10, “Pois as montanhas se retirarão, e os outeiros serão removidos; porém a minha benignidade não se apartará de ti, nem será removido ao pacto da minha paz, diz o Senhor, que se compadece de ti”.

d) Deus espera o mesmo de nós – Js 9 e 10; 2Sm 21:1-6, “1 Nos dias de Davi houve uma fome de três anos consecutivos; pelo que Davi consultou ao Senhor; e o Senhor lhe disse: E por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas. 2 Então o rei chamou os gibeonitas e falou com eles (ora, os gibeonitas não eram dos filhos de Israel, mas do restante dos amorreus; e os filhos de Israel tinham feito pacto com eles; porém Saul, no seu zelo pelos filhos de Israel e de Judá, procurou feri-los); 3 perguntou, pois, Davi aos gibeonitas: Que quereis que eu vos faça. e como hei de fazer expiação, para que abençoeis a herança do Senhor? 4 Então os gibeonitas lhe disseram: Não é por prata nem ouro que temos questão com Saul e com a sua casa; nem tampouco cabe a nós matar pessoa alguma em Israel. Disse-lhes Davi: Que quereis que vos faça? 5 Responderam ao rei: Quanto ao homem que nos consumia, e procurava destruir-nos, de modo que não pudéssemos subsistir em termo algum de Israel, 6 de seus filhos se nos deem sete homens, para que os enforquemos ao Senhor em Gibeá de Saul, o eleito do Senhor. E o rei disse: Eu os darei”.

 

 

3) O CASAMENTO É UMA ALIANÇA

 

 

a) Reconhecimento divino – Pv 2:17, “a qual abandona o companheiro da sua mocidade e se esquece do concerto do seu Deus”. Ver ainda Ml 2:14, “Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança”.

b) Reconhecimento humano – Jo 2:1-3, “1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galileia, e estava ali a mãe de Jesus; 2 e foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento. 3 E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho”. (as bodas de Caná eram uma festa social, e não religiosa)

 

 

4) EFEITOS DA ALIANÇA DO CASAMENTO

 

 

a) Uma só carne – Gn 2:24, “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne”. Ver ainda Mt 19:6; Ef 5:31.

morte à vida independente – Ef 5:28, “Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo”.

• posses comuns (bens, enteados, etc.)

b) Exclusividade no relacionamento sexual - 1Co 7:1-5, “1 Ora, quanto às coisas de que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; 2 mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido. 3 O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido. 4 A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. 5 Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência”.

c) O divórcio não é uma opção, e sim uma exceção – Mt 19:9, “Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério]”.

d) Responsabilidades de um para com o outro.