CASAMENTO

GN 2.18-24

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

1. "18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. 19 Da terra formou, pois, o Senhor Deus todos os animais o campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome. 20 Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. 21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar; 22 e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem. 23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne".

 

INTRODUÇÃO:

1. Estamos vivenciando nos dias atuais, uma tremenda fragilidade envolvendo a família. Certamente, estamos passando por dias difíceis, amargosos, penosos para a família legitimamente constituída. Olhando para os programas de televisão e para a mídia de modo geral, podemos perceber como os valores familiares estão sendo distorcidos terrivelmente.

2. A família, criada por Deus para ser uma bênção para o ser humano tem sido agredida nas suas bases. Hoje, podemos dizer, que não é mais o divórcio que tem sido inimigo "número um" da família, mas sim o chamado "amor livre", a "infidelidade consentida", o "homossexualismo" tanto masculino como feminino, permitido e amplamente divulgado, têm sido armas mortais do diabo na destruição dos lares.

3. Evidentemente que os cristãos verdadeiros precisam enfrentar esta situação calamitosa e preservar os valores e princípios bíblicos, até mesmo como um questão de honra para o Deus a quem servimos, uma vez que entendemos que o que se vê por aí, é deplorável e condenável por Ele. Certamente Deus punirá esta geração pervertida e corrupta, Rm 1.18, "A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça".

4. Queremos ver nesta tarde,

 

"Alguns Pontos Importantes Sobre o Casamento":

 

I - O CASAMENTO FOI DIVINAMENTE INSTITUÍDO

Gn 2.21-22, "21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar; 22 e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem".

 

II - O CASAMENTO SERVE PARA A FELICIDADE DO SER HUMANO

Gn 2.18, "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só. far-lhe-ei uma adjutora, que esteja como diante dele".

 

III - O CASAMENTO É INDISSOLÚVEL

1. Gn 2.24, "Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne".

2. 1 Cor 7.39, "A mulher casada está ligada pela lei ao marido todo o tempo enquanto ele vive. Se falecer o marido, fica livre para casar com outro...".

3. Mt 19.6, "Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem".

 

IV - O CASAMENTO É UMA UNIÃO QUE ENVOLVE ALGUNS PRINCÍPIOS BÁSICOS:

1. Em Relação ao Marido:

a. Deve respeitar sua esposa, 1 Pe 3.7, "Maridos, vós igualmente vivei a vida comum do lar com discernimento, e tendo consideração para com a mulher, como parte mais frágil; Tratai-a com dignidade, por isso que sois juntamente herdeiros da mesma graça da vida, para que não se interrompam as vossas orações".

b. Deve amá-la, Ef 2.25, "Maridos amai vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou a ela".

2. Em Relação à Esposa:

a. Deve sujeitar-se ao marido:

- Ef 5.22, "As mulheres sejam submissas aos seus próprios maridos, como ao Senhor".

- Tt 2.5, "... A serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas a seus próprios maridos, para que a Palavra de Deus não seja difamada".

b. Deve amá-lo, Tt 2.3-4, "3 Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, 4 a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos".

 

CONCLUSÃO:

1. Desejamos que este casamento seja abençoado e que os irmãos possam viver sempre na dependência de Deus.

2. Este é o segredo de uma lar feliz.