CASAMENTO

GN 2.18SESS

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

O cerimônia de casamento é a primeira e mais antiga cerimônia do mundo. O casamento foi celebrado no começo perante o criador, sendo Ele ao mesmo tempo Ministro, Convidado e Testemunha, e o que foi antes é também agora. O Matrimônio nunca deixou de existir, pois sobreviveu ao Paraíso e tem sido mantido até hoje pelo próprio Deus, muito embora a sociedade tem procurado destruí-lo através de armas perniciosas e contrárias à vontade soberana de Deus. A família ajustada, sempre foi, e sempre será o futuro de nossa sociedade, e destruí-la, é destruir o próprio homem. Por esta razão, o casamento deve ser uma união permanente, enquanto vivermos neste mundo. "O que Deus ajuntou, não separe o homem".

 

INTRODUÇÃO:

1. No texto que lemos, temos o registro do primeiro casamento. O palco para que este primeiro casamento fosse realizado foi montado pelo Criador, que foi a "ponte de ligação" entre o primeiro homem e a primeira mulher. Podemos dizer que o casamento de Adão e Eva, foi realmente um "casamento no Senhor", usando a expressão de Paulo aos Coríntios, 1Co 7:39 "A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor".

2. Um casamento nos dias de hoje para ser bem sucedido, deve ser realizado também "no Senhor". Este é o princípio básico de todo e qualquer casamento. Quando encontramos a pessoa certa de acordo com a vontade e aprovação de Deus, seremos abençoados. Caso contrário amargaremos sérias dificuldades em nosso relacionamento a dois. Nesta noite, a partir do texto lido, queremos ver "ALGUNS PONTOS DE DESTAQUE":

 

I. O HOMEM NECESSITAVA DE UMA COMPANHEIRA

Vs. 18, "Não é bom que o homem esteja só".

1. Como Criador, Deus sabia que o homem não podia ser feliz sozinho, uma vez que foi criado para viver em sociedade. A tentativa de Deus para que o homem achasse companhia entre os animais nos mostra este fato, Vs. 19-20, "19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea".

2. A criação da mulher viria complementar o homem no sentido amplo. Ela seria sua companheira, em todos os sentidos e não somente uma criada, ou objeto para procriação da raça. A palavra usada aqui é "ajudadora" (hebraico "rze" - `ezer – aquele que ajuda, que presta socorro). Daí, podemos dizer que a companheira seria "ponto de apoio", alguém a quem o homem poderia recorrer quando estivesse em dificuldades, ou se sentisse solitário.

 

II. ESTA COMPANHEIRA TERIA ORIGEM EM SEU PRÓPRIO CORPO

1. Vs. 21.22, "21 Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. 22 E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe".

a) O verbo transformar ("transformou-a numa mulher"), vem do hebraico "hnb" - banah, e nos traz a ideia de "construir", "estabelecer", "fazer", etc. A matéria prima desta construção não foi o barro, como no caso da criação de Adão, mas foi uma das suas costelas.

b) O fato que vem em nossa mente é o porquê Deus não fez a mulher com um osso da cabeça de Adão, ou com um osso de seu pé, mas exatamente com um osso de sua costela. Isto nos sugere que Eva foi criada não para ser o cabeça de Adão e nem para ser pisada por ele, mas para estar ao seu lado.

2. 1Co 11.8, "Porque o homem não foi feito da mulher, e sim a mulher, do homem". A ideia em destaque aqui, novamente é a origem da mulher que veio do homem para ser igual com ele, a não ser na questão de autoridade, onde a Bíblia ensina que mulher deve ser submissa ao seu esposo, Cl 3.18, "Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor".

3. Olhando para o verso Vs. 23 de Gn 2, Temos: "Será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada".

a) A palavra varoa (hebraico – "hva" - ‘ishsnah, significa "mulher", "o sexo feminino", "esposa"; a palavra varão (hebraico – "vya" - ‘iysh), significa "homem", "marido", "o sexo feminino".

b) Tal fato nos mostra que o único casamento reconhecido por Deus é o casamento entre um homem e uma mulher. Deus abomina a união homossexual, Lv 18:22, "Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação".

 

III. ESTA COMPANHEIRA FORMARIA COM O HOMEM UMA NOVA FAMÍLIA E TERIA COM ELE UMA LIGAÇÃO MUITO FORTE

1. Vs. 23,24, "23 E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne". No casamento rompem-se os laços com a família paterna, para criar-se um nova família totalmente independente. Quando esta ligação não ocorre da forma prescrita por Deus, o novo lar terá problemas.

2. Mc. 10.7-8, "7 Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe e unir-se-á a sua mulher, 8 e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne". Vemos aqui Jesus confirmando os ensinos do Criador.

3. Paulo compara esta ligação com a ligação que Cristo em com Sua Igreja, Ef 5.23-33, "23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. 24 Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. 25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. 28 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. 29 Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. 31 Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. 33 Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido".

 

CONCLUSÃO:

1. Diante destes fatos bíblicos, devemos contrair o casamento, como algo bom e que foi dado por Deus ao homem e à mulher, no sentido de que um de complementar o outro, em todas as áreas de relacionamento humano.

2. O homem sem a mulher é incompleto; a mulher sem o homem é incompleta. Porém esta complementação deve estar ligada aos princípios bíblicos que envolvem o casamento. Assim sendo a felicidade é total.

 

CERIMÔNIA

 

II. AO NOIVO

 

___________, você recebe a ___________ como tua legítima esposa? Promete, diante de Deus e destas testemunhas, cuidar dela, amá-la, defendê-la, e ser-lhe um esposo fiel e verdadeiro, enquanto Deus te conceder vida?

III. À NOIVA

___________, você recebe o ___________, como teu legítimo esposo? Prometes diante de Deus e destas testemunhas, unir-te a ele por toda a vida, em qualquer circunstância, e ser-lhe uma esposa fiel e amorosa, até que a morte os separe?

 

IV. ENTREGA DAS ALIANÇAS

As alianças, normalmente são construídas com o mais precioso metal, e tem com símbolo o Pacto que hoje vocês fazem, de viverem um para o outro. sendo ele um círculo, não apresenta fim, e representa a união que vocês se propõem a ter a partir de hoje e até que a morte os separe.

 

V. PRONUNCIAMENTO

Em nome de Jesus Cristo, e diante destas testemunhas, eu ministro de Deus e de sua Palavra, os declaro marido e mulher.

 

VI. ORAÇÃO