ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O HOMEM, A MULHER E O CASAMENTO

GN 2.18-25

 

Pr. José Antônio Corrêa 

 

“18 E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. 19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. 21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; 22 E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. 23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. 24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. 25 E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam”.

  

INTRODUÇÃO:

 

1. Estamos vivendo um tempo em que o casamento está cada vez mais desacreditado. Divorcia-se por qualquer motivo. A família está se desintegrando a cada dia que se passa.

 

2. A grande verdade de tudo isto em relação ao casamento é que Satanás está por trás de toda desintegração familiar, uma vez que ele deseja perverter tudo o que Deus criou. Sendo o casamento uma criação de Deus que visa a felicidade do homem, obviamente que nosso inimigo quer a sua destruição.

 

3. Porém o casamento continua e continuará sendo uma bênção para os verdadeiros filhos de Deus. Ele foi instituído por Deus, para ser o centro da felicidade humana, e como objetivo secundário, mas também importante, a procriação da raça humana. Deus tem prazer no casamento de seus filhos. VAMOS TECER ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O HOMEM, A MULHER E O CASAMENTO EM SI:

 

I. PRIMEIRA CONSIDERAÇÃO - SOBRE O HOMEM

 

1. Veio primeiro

 

a) Gn 2.7, 22, “7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. 22 E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão”.

 

b) 1 Co 11.8-9, “8 Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. 9 Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem”.

 

c) 1Tm 2.13, “Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva”.

 

2. Ele é o cabeça do lar e autoridade sobre a mulher e os filhos:

 

a) 1Tm 2.12, “Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio”.

 

b) Isto não quer dizer, domínio absoluto. Embora em Ef 5.23 (“porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo”), a Palavra nos mostra que o marido é o “Cabeça da Mulher” e cabeça, é sinônimo de autoridade, devemos nos lembrar que não pode haver cabeça sem corpo.

 

c) Este relacionamento deve ser idêntico ao relacionamento de Cristo com sua Igreja, Ef 5.25-30, “25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29 Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; 30 Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos”.

 

II. SEGUNDA CONSIDERAÇÃO - SOBRE A MULHER

 

1. Ela é parte do homem:

 

a) V. 22, “E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão”. 

 

b) Ef 5.28, a Palavra de Deus nos diz que devemos “amar nossa esposa como ao nosso próprio corpo”. Amando sua mulher, você estará amando seu próprio corpo.

 

2. Ela é auxiliadora:

 

a) Vs. 18, 20, “18 E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. 20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea”.

 

b) Esta palavra significa “ajudadora”. Trata-se de uma ajudadora que corresponda ao marido. Isto traz a ideia de participação nos negócios do lar, ajuda nos problemas e momentos difíceis. O homem não pode ser exclusivista e também a mulher não deve ser “saco de pancadas”.

 

3. Ela deve ser submissa, Ef 5.24, “Submissas em tudo”. Todos os pontos em que envolvem a relação matrimonial. A verdadeira mulher não é a que governa o marido, mas a que o ajuda.

 

III. TERCEIRA CONSIDERAÇÃO - SOBRE O CASAMENTO

 

Alguns pontos importantes no casamento:

 

1. Exclusividade, v. 24, “O homem deixará pai e mãe”. Não há lar que possa resistir a interferência da família nos assuntos conjugais. Devemos ter cuidado com o “leva e traz”.

 

2. Intimidade (relacionamento Sexual, após o casamento). Esta ideia esta clara no v. 24, “Deixará o seu pai e sua mãe para unir-se à sua mulher”. “Unir-se”, tem a ver com relacionamento físico, e não apenas morar junto.

 

3. Indissolubilidade, v. 24. “Serão ambos uma só carne”. Não pode haver lugar para o divórcio, pois ele divide o corpo, uma vez que ao nos casarmos nos tornamos “uma só carne”, Mt 19.5, 6, “Assim, não são mais dois, mas uma só carne”. “O que ajuntou Deus, não separe o homem”.

 

CONCLUSÃO

 

1. Se vocês observarem estes princípios na Palavra de Deus, jamais terão problemas insolúveis.

 

2. Que você (nome da noiva), saiba ser submissa de acordo com os ensinos bíblicos.

 

3. Que você (nome do noivo), saiba exercer autoridade no seu lar, com amor e dedicação à sua esposa.

 

4. Que vocês preservem os princípios da exclusividade, intimidade e indissolubilidade do casamento.